Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

460

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável, desde 2007, pela gestão das unidades de conservação (UC) federais, em virtude da divisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Seus 155 mil hectares estão inseridos no bioma Cerrado, e abriga ecossistemas de restingas, manguezais, litoral marinho e campo de dunas, este último compreendendo 2/3 da UC. O local é um importante refugio para alimentação e nidificação de espécies de aves migratórias e residentes.

Além das aves, outras espécies habitam esta área protegida, como a Tartaruga Pininga (Trachemys adiutrix) e a Esponja de água doce endêmica (Corvoheteromeyenia heterosclera), sendo esta última inserida na Lista do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
É o único campo de dunas com lagoas interdunares do mundo. Suas lagoas são abastecidas pelas águas das chuvas, entre os meses de Janeiro e Maio. Nos meses seguintes a estiagem se intensifica com a ação do sol e dos ventos. Esta característica torna o PNLM o principal indutor da atividade turística no Estado do Maranhão
Você encontrará aqui todas as trilhas que podem ser executadas no parque, com grau de detalhes e grau de dificuldade, bem como o meio em que poderá executá-la (a pé ou de veículo motorizado, bicicleta etc.) Bom proveito!!

Alertamos que apenas veículos credenciados ou com autorização específica podem entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Contrate seu passeio diretamente com as agências de turismo.

Member since March 2017