Uploaded October 14, 2017

Recorded October 2017

2.2
4.4

near Inglesa, Rio de Janeiro (Brazil)

Araras é um bairro do 2º distrito do município de Petrópolis/RJ e é muito conhecido pela gastronomia, por ter cachoeiras e outras atrações ecológicas.

O nome do bairro vem da tribo indígena denominada "Araras", que habitava as regiões mais quentes da região e subia a serra para caçar e coletar plantas e ervas. Nos tempos coloniais, a serra e o vale abrigaram quilombos de escravos possivelmente fugidos das fazendas próximas (Sant'Ana do Vale, Santa Tereza e Santa Rita) e serviram de passagem para os tropeiros que seguiam para as Minas Gerais.

A travessia tem início na Rua Paulo César Campos onde paramos para deixar o carro, tomar um café da manhã na padaria que fica do outro lado da rua (Padaria Malta) e seguimos em direção ao Pico dos Palmares para em seguida trilhar a travessia até o bairro de Videiras.

A trilha até o Pico dos Palmares é bem demarcada e podemos encontrar dois pontas d’água que cruza a trilha durante o percurso. Próximo ao cume do Pico dos Palmares encontramos um pequeno trepa pedra pra chegarmos até o ponto final da trilha. Ponto de atenção neste local pois o lugar é muito exposto e requer o dobro de atenção.

Pausa para fotos e um lanche rápido contemplando o visual de Petrópolis ao fundo. Depois descemos até os pontos d’água para abastecermos nossos cantis e seguimos até a bifurcação para em seguida encarar a forte subida até o alto da travessia.

A travessia não apresenta elevado grau de dificuldade com relação a navegação. Trilha bem demarcada e podemos encontrar recente poda durante o trajeto.

Logo em seguida chegamos na Pedra Comprida de Araras (CEP70) onde seu cume tem elevação próxima dos 1742 metros. Montanha de longa cumeada e grandes paredões frisados, na Serra das Araras, ao norte da Garganta da Ponte Funda e localidade de Santa Catarina. Pausa para fotos e apreciarmos a vista para logo em seguida trilhar até a Pedra da Cuca.

A Pedra da Cuca é um belo cume rochoso cuja a formação lembra a personagem Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo e apresenta altitude próxima de 1701 metros. No seu cume a vista é deslumbrante e o visual compensa qualquer cansaço.

Saindo da Pedra da Cuca passamos por um trecho de laje onde é necessário a observação atenta de totens que orientam o aventureiro pelos principais pontos da travessia. Nesse local sob forte neblina é muito provável que a pessoa não encontre o caminho correto pois ele é um pouco escondido. A dica é observar um grande totem posto na entrada principal da travessia. Desse ponto em diante a trilha segue por entre matos e acaba ficando bem demarcada. Em épocas de chuva essa parte fica escorregadia e apresenta grandes charcos.

Saindo da Pedra da Cuca a trilha começa a seguir em leve declive seguindo sempre pela margem da crista da serra. Mais à frente e próxima do seu final, a trilha segue em zigue zague, sinal de que o final está próximo! Passa a ficar mais larga e logo encontramos algumas casas, rua asfaltada e a rodovia.

No ponto final da travessia existe um ponto de ônibus que precisamos pegar para chegarmos até o ponto inicial da travessia.
H2O

• Photo of mar_celoferreira

mar_celoferreira Nov 4, 2017

Muito bom o tracklog. Fiz essa trilha esse anteontem e o usei para não andar no escuro. Muito bom. Trilha muito linda. Parabéns.

• Photo of mar_celoferreira

mar_celoferreira Nov 4, 2017

fiz a travessia ante ontem e esse dois dogs e mais uns 3 nos acompanharam durante toda a travessia. muito legal. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/travessia-araras-x-videiras-pico-dos-palmares-20291775#wp-20291792/photo-12684638

• Photo of ricardopr3

ricardopr3 Nov 5, 2017

Que bom que deu tudo certo na travessia mar_celoferreira! Valeu pelo feedback do tracklog! A travessia possui um visual deslumbrante sendo sempre bem orientada.

Kkkkk! Eles estão acostumados a fazer a travessia. Nos seguiu por todo percurso. Pena foi subir no ônibus e deixá -los pra trás. Um morador falou que eles sempre seguem a galera e depois vai correndo pela estrada até o ponto inicial da travessia. 👍👍👍 https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/travessia-araras-x-videiras-pico-dos-palmares-20291775#wp-20291792/photo-12684638

• Photo of francescogioia

francescogioia May 13, 2019

boa trilha , partes estão em agul trecho com muito mato