Moving time  41 minutes

Time  one hour 12 minutes

Coordinates 313

Uploaded December 20, 2019

Recorded December 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1,736 f
1,308 f
0
0.3
0.5
1.08 mi

Viewed 30 times, downloaded 1 times

near Atalanta, Santa Catarina (Brazil)

O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica está localizado na comunidade de Vila Gropp, a 2 km do centro do município de Atalanta (SC). Por volta de 1943 o espaço era usado por uma fecularia de mandioca, de propriedade da família do Sr. Erich Gropp. Este empreendimento foi abandonado em meados dos anos 70 e os espaços ficaram praticamente em ruínas.

Além da fecularia também funcionaram no local uma serraria e uma fábrica de óleo sassafrás. Segundo relato de pessoas do município, naquela época o centro de Atalanta se encontrava neste local. Devido a importância econômica que as fecularias tinham e ao número de funcionários da empresa, haviam casas aos arredores da fecularia, armazéns, entre outros estabelecimentos.

O parque foi criado no ano de 2.000 e sua implantação teve o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, através de um projeto de iniciativa da Prefeitura Municipal, com apoio da Apremavi. Com o projeto foi possível realizar uma série de restaurações, onde hoje funcionam o centro de visitantes e o museu, foi elaborado o plano de manejo do parque e implantadas as trilhas ecológicas. O Parque é a primeira área pública oficialmente protegida do município.

O galpão onde era guardada a mandioca foi reformado transformando-se em Centro de Referência, onde está a sede administrativa, um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, recepção, salas de apoio, sala da administração.

O forno de secagem da fécula, também foi reformado e transformado em Museu, onde foi resgatada e exposta um pouco da história do município.

O antigo descascador da mandioca foi transformado em um mirante de onde se pode avistar a mata preservada e a belíssima cachoeira com 41 metros. O chaminé pertencente a serraria, que foi construído manualmente, foi conservado e é uma verdadeira obra de arte que pode ser avistada antes mesmo de se chegar ao Parque.

A antiga turbina, geradora de energia para a fecularia, foi retirada de onde hoje é o acesso as trilhas, foi restaurada e encontra-se em exposição ao lado do mirante. O local por onde passava a água que alimantava a turbina é hoje uma escada que dá acesso às trilhas.

O galpão onde era realizado o processo de decantação da fécula ainda encontra-se como antigamente. Na área pretende-se implantar uma área de alimentação e um local para venda de produtos artesanais do município.

Os objetivos do Parque são a preservação, conservação e recuperação da Mata Atlântica e a sua consolidação como um Centro de Referência do município em Educação Ambiental, recuperação de áreas degradadas, enriquecimento de florestas secundárias, agricultura orgânica e turismo ecológico. No caso do turismo o parque está desempenhando um papel importante pelo fato de ser um ponto de informações aos visitantes.

Atualmente a Apremavi é a administradora do Parque, através de um Termo de Parceria assinado com a Prefeitura de Atalanta e conta com um apoio da Metalúrgica Riosulense, no auxílio de sua manutenção.
Photo

Vista do Mirante

Photo

Inicio da trilha

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Momento ímpar

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Waterfall

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

2 comments

  • Photo of João Paulo rossi

    João Paulo rossi Jan 9, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Passeio muito legal. Não sei se é considerado uma trilha.

  • Photo of Antonio Fabrício

    Antonio Fabrício Jan 9, 2020

    Sim, a intenção maior foi de registrar e divulgar, pra que outras pessoas possam também conhecer esse lugar bacana!

You can or this trail