Uploaded November 20, 2017

Recorded November 2017

1.6
3.2

near São Vicente, Portalegre (Portugal)

Percurso muito bonito, de grau de dificuldade baixa, bem sinalizado, mas que se deve ter em conta que em alguns troços é coincidente com outras rotas (GR41, PR1 e PR2).

Com início no largo em frente à capela de Nª Sra. dos Remédios, onde se pode deixar a viatura à sombra dos cedros, bem perto da fábrica da Unicer, logo tomamos o rumo em direção à primeira das 18 fontes (Fonte da Mealhada), de cuja nascente a referida fábrica faz a captação da bem conhecida água de marca “Vitalis”.

Esta pequena rota, essencialmente urbana, é ideal para nos dar a conhecer o núcleo antigo da Vila, o castelo, a zona da antiga judiaria, o património religioso, as casas apalaçadas, mas também nos leva a percorrer alguns caminhos tradicionais fora do burgo, por veredas estreitas, por calçadas medievais e ladeando terrenos agrícolas.

Apesar do clima de seca que o país atravessa, das dezoito fontes que percorremos, apenas na fonte do Regalo não jorrava o precioso líquido.
Door

Olival

Fonte da Areia

Capela de São Salvador do Mundo

Sec. XIII e XIV, foi igreja matriz até 1311.

Fonte do Penedo Monteiro

Fonte de Santa Ana

Porta de São Pedro

Pormenor do percurso e Igreja Nª Sª da Alegria

Fountain

Fonte Bom Jesus dos Presos e antiga prisão.

Castle

Fonte do Vale Serrão

Fonte Regalo

Fim

Igreja da Sra. dos Remédios.

• Photo of vcastanheira

vcastanheira Feb 11, 2018

No último terço da Trilha o percurso é difícil, por um caminho de terra de grande inclinação. Não indicado para crianças.

• Photo of Ulisses Silva

Ulisses Silva Feb 12, 2018

Caro VCastanheira,
    Tenho sempre o cuidado de fazer uma classificação de um percurso que traduza o grau de dificuldade que se espera, embora, como se deve compreender, esta apreciação é sempre muito subjetiva.

Apesar do trilho se considerar acessível (no caso em apreço, bastante), deve-se ter sempre em conta vários fatores antes de o realizar, para que uma caminhada não passe de um “ simples passeio “ a “ uma grande enrascada “, devendo-se ter sempre em conta o esforço para a realizar, a exposição ao risco, a orientação, certos aspectos da trilha como a extensão o tempo necessário para concluir o percurso, devendo consultar sempre estes indicadores, bem como a apresentação gráfica de elevação que consta no mapa da trilha.

Naturalmente que a idade das crianças é também um factor a ter em conta, se bem que, pela experiência pessoal, estas também nos surpreendam com a sua energia.

Boas e seguras caminhadas.