• Photo of Passadiços do Paiva

Recorded July 2015

2.8
5.6

near Espiunca, Aveiro (Portugal)

Este magnifico passadiço liga as praias fluviais de Espiunca, Vau e Areinho (esta última concessionada tendo nadador salvador e restauração), é uma excelente aposta da Câmara Municipal de Arouca integrada no Geopark e neste caso na Garganta do Paiva.
O passadiço em madeira que alterna com alguns segmentos em terra batida (curtos), destaca-se pelo local onde se insere, as íngremes encostas da margem esquerda do rio Paiva.
As paisagens são muito bonitas e podem ver-se algumas zonas de rápidos bastante interessantes, mas curiosamente, o destaque vai mesmo para o serpentear do passadiço pelas encostas até porque a vegetação encobre em grande parte a vista para o rio. Destaque para o miradouro da Cascata das Aguieiras que é impressionante e para ponte suspensa a sul do Vau que é muito bonita.
Saliento que é necessário ter cuidado com crianças, elas deverão ir sempre do lado do rio, do lado oposto existem muitos locais sem proteção.
Quase na sua totalidade percorre-se com facilidade existindo alguns pequenos segmentos de escadas.
Na subida para o miradouro da Cascata das Aguieiras temos uma escadaria com 450 degraus, depois uma valente descida por terra batida, e outra escadaria com 310 degraus na descida para a ponte romana da estrada para Alvarenga, isto no sentido Espiunca-Areinho.
Ou seja, faz-se bem mas..., para percorrer a totalidade do passadiço e contas feitas assim por alto, temos que subir um total superior a 1000 degraus e descer outros tantos, obviamente.
É o equivalente (mas ainda com mais alguns degraus) ao Escadório do Bom Jesus de Braga.
Como alternativa a esta tareia temos duas soluções:
a) - começar no Vau e ficar pela Cascata das Aguieiras
b) - percorrer apenas numa direção levando dois automóveis deixando um em cada extremo, ou ligar para o Táxi em Alvarenga para levar de volta :-)
Obviamente que o ideal é sempre realizar o percurso nos dois sentidos como eu fiz porque em direcções diferentes o percurso acaba também por ser diferente.
Essencial e único, a não perder.

Ver mais no link em baixo

Espiunca

Ponte Romana

Praia do Areinho

• mouran Aug 12, 2015

Muito Bom! A não perder, as imagens não fazem jus à beleza natural do local!

• Photo of Luis Filipe Ferreira

Luis Filipe Ferreira Aug 19, 2015

Excelente

• Vool Jul 17, 2016

É fantástico. Fiz este percurso há dias nos dois sentidos. Fabuloso!
    Um reparo... A restauração limita-se a umas sandes. É francamente muito pouco.

• taxismiguel Mar 26, 2017

TAXI Passadicosdopaiva
    Transferes Passeios Turisticos
    919472390

• taxismiguel Mar 26, 2017

Excelente

• Photo of NelsonG

NelsonG May 1, 2018

Beautiful landscape and very good walkway conditions. Trail gets a bit difficult near the staircase climb.