Uploaded January 1, 2020

Recorded December 2019

0.6
1.3

near Barreiros, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

VIA FERRATA DO RABAÇAL

A Via Ferrata do Rabaçal está situada na freguesia de Barreiros, no concelho de Valpaços. A distância de Barreiros a Valpaços é de 16 km. Foi inaugurada no ano de 2019 e tem como particularidade estar localizada junto ao Rio Rabaçal usufruindo da impressionante beleza do que o rio lhe confere.

A Via Ferrata é catalogada oficialmente de “algo difícil”, que na escala Hüsler corresponderia a um K3. Pessoalmente e apesar da ponte tibetana classifico como K2 “pouco difícil” para quem já tenha experiência neste tipo de vias.

A via é curta, com 120 metros de distância e 95 metros de desnível a vencer, mas variada e divertida para aquilo que estamos habituados no país. Combina secções ascendentes com outras descendentes, juntamente com seções horizontais intermédias e uma ponte tibetana no final, o que não faz da via difícil. Além de que se pode terminar a via pela escapatória, saída alternativa, sem fazer a ponte tibetana.

O equipamento da via está feito com grampos ondulados em boas condições e bastante próximos que fazem com que não seja demasiado complicada a progressão. Realça-se o cabo de vida de boa espessura. Os cabos da ponte estão com boa tensão para a atividade. No painel informativo pode-se ler: “Apesar de ser para principiantes já inclui secções verticais; possui degraus e corrimões metálicos, com suficientes apoios para pés e mãos; uso esporádico de força de braços”.

DESCRIÇÃO DA VIA FERRATA

Estacionamos o carro na Rua Principal, junto ao Cemitério de Barreiros. Apesar de ser possível fazer os 2200 metros iniciais de carro, restando apenas 500 metros para fazer a pé, recomendo que seja realizado por Pick-up ou todo terreno. Como o nosso carro tem suspensão baixa, seguimos a pé pelo caminho de terra por 2700 metros até ao inicio da via, e não nos arrependemos de deixar o carro junto à estrada, o caminho de terra estava com regos marcados pelas águas e com zonas de pedras que poderiam danificar o carro. Pelo caminho, sempre a descer, passamos por vários pontos de interesse como Moinhos de Água, Fraga da Garrafeira (desvio de 400m) e Miradouro do Rio Rabaçal, incluídos no PR1 de Valpaços.

Chegados ao Miradouro, e depois de apreciar as panorâmicas sobre o Rio Rabaçal, continuamos pelo estradão florestal que contornando a encosta desce até à margem do Rio Rabaçal, junto a uma pequena praia fluvial. Agora seguimos por um caminho de pé posto ao longo de 200 metros até à placa com indicação de “Acesso Via Ferrata”, aqui viramos à direita e subindo 100 metros estávamos junto ao painel informativo e ao ponto de inicio da via.

Podemos dividir a via em quatro secções: primeira secção corresponde à parte 1 do croqui, que está equipada com linha de vida e tem segmentos mais verticais; a segunda secção corresponde ao acesso intermédio, sem linha de vida e que é realizado por um trilho de pé posto; a terceira secção corresponde à parte 2 do croqui, que está equipada com linha de vida e tem segmentos ascendentes, descendentes e horizontais; por último a quarta secção que corresponde à ponte do croqui, com aproximadamente 20 metros de comprimento.

O regresso faz-se por caminho bem definido até ao Miradouro, uma vez aqui seguimos o caminho de terra utilizado anteriormente, mas agora no sentido inverso ao longo de 1200 metros para chegar ao estacionamento.

Croqui da Via Ferrata do Rabaçal

Pago: Não

MATERIAL CONSIDERADO OBRIGATÓRIO PELOS PROMOTORES DA VIA FERRATA:
- Capacete (segundo as normas de homologação NE 12492:2000/UIAA 106:2004);
- Arnês de Escalada (segundo as normas de homologação NE 12277:2007/UIAA 105:2007);
- Conjunto de dissipador de Via Ferrata em Y: 2 mosquetões do tipo K (NE 12275:1998/UIAA 121:2008), uma base dissipadora e corda ou cinta para unir todos os elementos (norma do conjunto - NE 958:2006/UIAA 128:2008);
- Cinta de ancoragem (cinta cozida de 50 cm que serve de ancoragem para descansar);
- 2 ou 3 mosquetões HMS para qualquer eventualidade.

CONTACTOS ÚTEIS:
Município de Valpaços +351 278 710 138
Casa do Vinho +351 278 710 138
GNR Valpaços +351 278 711 258
Bombeiros Voluntários de Valpaços +351 278 711 385
Centro de Saúde de Valpaços +351 278 712 180

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PONTE TIBETANA E SAÍDA ALTERNATIVA

FIM DA VIA

• Jpat Jan 3, 2021

Obrigado pela descrição pormenorizada!!
    Excelente.

• Photo of Caminhantes

Caminhantes Jan 3, 2021

Olá Jpat!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. O prazer também está na partilha. Saudações.