Time  2 hours 33 minutes

Coordinates 1352

Uploaded January 5, 2016

Recorded January 2016

-
-
4,583 f
3,237 f
0
9.6
19
38.47 mi

Viewed 3715 times, downloaded 219 times

near São João Batista da Serra da Canastra, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto marcado desde o povoado de São João Batista até a cachoeira da Parida, fora dos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra. Mais marcação dos waypoints da cachoeira João Inácio, que fica na mesma região.

Trajeto feito por estradas de terra, em condições precárias/medianas no interior do Parque Nacional e medianas na área externa ao Parque. Há poucas placas indicativas pelo caminho. Tranquilo para veículos de passeio.

COMO CHEGAR:
O vilarejo de São João Batista da Canastra está a 48km da sede, São Roque de Minas, pelo caminho mais curto, que passa pelo Parque Nacional (aberto de 7h às 17h). Fora desse horário, é preciso fazer o trajeto por estradas de terra ao norte do Parque Nacional, o trajeto fica um pouco maior, com 66km de extensão. O vilarejo e a cachoeira também ficam próximos a Tapira, cerca de 43km e 26km, respectivamente.

A ESTRADA:
Dentro do Parque Nacional a estrada está em condições medianas, como fomos em época de chuvas, havia muitos pontos barrentos e com água empoçada ou alagados. Saindo de São João Batista da Canastra são 32km até a portaria de Sacramento. Saindo do Parque começa um trecho por estradão, cortando plantações diversas. Fora do Parque a estrada está um pouco melhor, mas nada demais.

Próximo ao KM 38 deixamos o sentido oeste para tomar uma estradinha que segue para o norte, é um trecho longo com descida acentuada e bem cascalhado. No final da descida há uma plaquinha indicando o caminho para a cachoeira. Após uma plantação de eucalipto (KM 54) entramos à direita e seguimos pela principal até o rancho onde está a cachoeira. Nos trecho finais a estrada está em condições medianas, em carros de passeio é preciso ter atenção.

Deixamos o carro dentro da propriedade. É cobrado um ingresso de R$10/pessoa (Janeiro/2016). Do estacionamento ao poço a caminhada é por uma trilha batida e de baixa dificuldade, com cerca de 500 metros de extensão. A trilha termina em um poço de tamanho médio. A cachoeira da Parida fica mesmo no fim do cânion, acima desse primeiro poço (percurso não marcado neste tracklog).

Para chegar até lá é preciso cruzar o poço nadando e subir a pequena cachoeira pelas pedras, tarefa tranquila. Após subir a cachoeira é preciso avançar pelo rio, ora nadando, ora andando pelas pedras do leito e da margem. São cerca de 10-15 minutos avançando pelo cânion até chegar nas quedas da cachoeira. Visual no estilo "Mundo Perdido". Poço muito bom para nadar e cachoeira muito bonita. Durante o trajeto pelo cânion é bom se atentar para a ocorrência de cabeças d'água (no caso de ser época de chuva), embora existam pontos de fuga.

Para chegar na cachoeira João Inácio a partir da Parida, basta voltar pela estrada, seguindo no sentido Parque Nacional. Em uma das bifurcações é possível avistar a placa indicando o caminho para a cachoeira João Inácio. Siga pelo caminho indicado até encontrar um totem indicando que é preciso entrar em uma propriedade à esquerda da estrada (na porteira há o nome "Bar Cachoeira João Inácio").
NÃO ENTRE nesta propriedade. Ignore a placa e siga adiante pela mesma estrada. Após dois mata-burros há uma entrada à esquerda da estrada, por uma porteira. Desça até a casa pela estrada e siga por um pequeno caminho que continua pela direita. Com um veículo 4x4 é possível seguir pela estradinha até avistar a cachoeira.

A cachoeira é relativamente pequena, mas muito bonita e com poço excelente para banho. Há uma pequena praia de cascalho que faz com que seja possível entrar gradualmente na água (como nas praias).

É cobrada uma taxa no valor de R$10 por pessoa (jan/2016) para visitar a cachoeira João Inácio.

CONSIDERAÇÕES:
- Como o trajeto passa pelo Parque Nacional, é cobrada uma taxa de 9$/pessoa pelo tráfego. Na volta é possível voltar pelo Parque, desde que a entrada na portaria de Sacramento seja feita até as 17h. Guarde o ingresso da ida, assim não será preciso desembolsar mais 9$ para a volta;
- Também é possível voltar para São João Batista por estradas vicinais que ficam fora do Parque, mas não existe sinalização e poucas pessoas sabem informar com precisão o caminho mais curto. Já o caminho mais longo por fora do Parque passa por Tapira e é bem sinalizado;
- Principalmente a cachoeira da Parida é bem conhecida, então o ideal é chegar cedo para aproveitar o local; o poço da cachoeira é bem mais interessante que o poço do fim da trilha seca;
- Com chuva e terreno encharcado, o trajeto pode ficar muito complicado para veículos de passeio, atenção!

View more external

  • Photo of Poço
  • Photo of Poço
  • Photo of Poço
  • Photo of Poço
  • Photo of João Inácio
  • Photo of João Inácio
  • Photo of João Inácio

Comments

    You can or this trail