Uploaded January 13, 2019

Recorded January 2019

near Passagem d’Areia, Bahia (Brazil)

Na minha opinião, esse trajeto é o melhor para entrar no Jalapão. Depois vou postar o retorno por Dianópolis.
A Chapada das Mangabeiras é o divisor de águas dos Rios São Francisco, Parnaíba e Tocantins.
Nesse passeio visitamos as três bacias hidrográficas: indo para São Raimundo Nonato passamos pelo Rio Gurguéia que é o principal afluente do Rio Parnaíba. Descemos a Chapada das Mangabeiras e fomos para Mateiros que pertence à bacia do Tocantins.Por último, passamos pelo Rio Sapão que faz parte da bacia do Rio São Francisco.

01 _ 2019
Muito cuidado com a velocidade . A fazenda Galhão faz diques de terraciamento no meio da rodovia. Uma verdadeira rampa de decolagem, a soja tem mais valor que a vida .
Divisor de águas: bacias do Rio Tocantins e São Francisco.
A única vereda, parcialmente preservada, que avistamos nessa caminhada pelo cerrado baiano.
(Re) começo da monocultura de soja. É provável que as nascentes dos rios que correm para a bacia do Tocantins estejam contaminadas por agrotóxicos. Isso ocorre em São Domingos que também faz divisa com o agro pop. A dona da pousada , funcionária pública do meio ambiente, foi transferida para trabalhar no cartório eleitoral devido sua atividade de fiscalização.