Time  5 hours 54 minutes

Coordinates 4226

Uploaded March 23, 2016

Recorded March 2016

-
-
275 f
7 f
0
9.4
19
37.79 mi

Viewed 2039 times, downloaded 74 times

near Cubatão, São Paulo (Brazil)

O passeio foi marcado como Off Road, mas qualquer veículo faz o percurso tranquilamente. A estrada é de terra, mas está em boas condições.

Estando em Cananéia, pegue a balsa para o continente. No km 38 da SP-226, entre a esquerda para o bairro do Itapitanguí. Siga a rua até o final e vire a esquerda, depois vire na primeira a direita.

Você estará na estrada Itapitangui-Ariri. No km 11 haverá uma ponte e uma placa indicando Fim do Trecho do DER. Entre a direita. Após 300 mts terá a direita a entrada para a Piscina do Mandira. Uma pequena prainha de água doce, que forma uma piscina ótima para nadar. Lugar recomendado para que tem crianças pequenas, pois é raso. Lá também tem um quiosque, bancos e bons pontos pra montar churrasqueira.

Depois desta entrada, mais uns 400 mts à frente está a Cachoeira do Mandira. Um belo poço para saltos e mergulhos. Mas só pule se souber nadar, pois é fundo e tem a correnteza por conta da cachoeira.

Tente chegar neste local entre as 10 da manhã e 14 da tarde. O Sol bate forte neste horário e revela toda a beleza do lugar.

Saindo do Mandira, volte para a estrada de terra (a direita) e vá até o Km 20. Entre a direita na ponte com a placa do Rio das Minas. Mais 500 mts e a rua acaba na entrada do Sítio Duas Quedas, propriedade onde está a trilha do Rio das Minas.

A entrada custa R$ 10,00. O atendimento é de primeira, o local é bem estruturado, serve almoço de fogão de lenha (R$ 25 por pessoa, comida a vontade, feita na hora! top!!) e há guias para levar pelo percurso das trilhas (já incluso nos 10 mango).

Esteja de calçado, de preferencia os anti-derrapantes. A trilha conta com travessia de rios sobre as pedras e estas estão lisas feito sabão. Se estiver de chinelo (como eu estava) dê um passo de cada vez, e segure-se nas cordas de apoio.

O fim do trajeto é na Cachoeira Rio das Minas. Uma grande queda d'água com um baita poço nota 10 para nadar. A linha amarela na pedra mostra até onde pode-se nadar com segurança. Aqui, as pedras também são lisas.

Independente de qual ordem você siga para visitar estas cachoeiras, leve muito, mas MUITO repelente. Borrachudos e Mutucas estão sempre aos arredores.

O trajeto deste track contém a ida e volta, com começo e fim na balsa do continente.
Waypoint

Placa - cachoeiras a direita

Placa - Rio das Minas e Mandira a direita
Shelter

Quilimbo Mandira

Provisioning

Rancho da Ostra

Door

Entrada Mandira

Lake

Piscina do Mandira

Piscina do Mandira
Waypoint

Placa

Placa
Waterfall

Cachoeira do Mandira

Cachoeira do Mandira
Door

Entrada Rio das Minas

Entrada Rio das Minas
Provisioning

Sitio Duas Quedas

Sitio onde fica a cachoeira do Rio das Minas

1 comment

  • Glauco_2505 Jun 28, 2017

    Parabéns pelo texto, muito bem escrito!

You can or this trail