2 days 2 hours 4 minutes

June 4, 2018

May 2018

Weather Forecast

A great hint to help you choose your outdoor gear and clothing!

Get Wikiloc Premium Upgrade to remove Ads
Weather Forecast Weather Forecast

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia clássica do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com início na Sede Petrópolis até a Sede Teresópolis, conhecida carinhosamente como Petrô-Terê.

Acampamos na Sede Teresópolis, onde deixamos os carros no estacionamento, e fomos de taxi até a Sede Petrópolis. Devido aos contratempos do deslocamento começamos a trilha tarde, por volta do meio-dia.

A trilha tem início por uma mata fechada e à medida que subimos, a paisagem vai ganhando o aspecto de vegetação de altitude. Neste trecho, o primeiro ponto de interesse é a Pedra do Queijo, onde se tem uma bela vista do vale. Depois chegamos a outra pedra, o Ajax, onde tem um ponto farto de água. Após o Ajax a trilha começa a subir mais verticalmente em ziguezague, trecho conhecido como Isabeloca e depois o Graças a Deus, e ela continua subindo até o alto do Morro do Açu.

Chegamos ao Castelos do Açu por volta de 17:30 e fiquei impressionado com a formação. Logo abaixo está o Abrigo do Açu, onde fizemos o primeiro pernoite.

Acordamos cedo para ver o Sol nascer do Castelos do Açu, tomamos o café matinal e partimos por volta das 9:00. O segundo dia é o mais prazeroso, com muitos sobe e desce e vários tipos de terreno e um visual incrível. A primeira subida é a do Morro do Marco, passa o Vale da Luva até o alto do Morro da Luva. Descendo a Luva já temos um belíssimo visual da Pedra do Sino e do Garrafão. A subida seguinte é a da Pedra da Tartaruga, onde há uma encosta de pedra com degraus fixados na pedra formando uma escadinha conhecida como Elevador e depois a Pedra do Dinossauro. A próxima subida é a da Pedra da Baleia e a última obviamente é a Pedra do Sino, onde há uma subida íngreme por entre as rochas e uma passagem conhecida como Cavalinho, onde é necessário "montar" a pedra para se poder passar. No alto a trilha já divide entre o Abrigo 4 e a do cume da Pedra do Sino.

Chegamos cedo, por volta das 14:00, fomos para o abrigo, descansamos um pouco e subimos ao cume para ver o entardecer. Dormimos no Abrigo 4 e acordamos cedo para ver o Sol nascer do alto da Pedra do Sino.

No último dia, o menos interessante, saímos sem muita pressa por volta das 10:00 e chegamos ao estacionamento por volta das 13:00. A trilha é basicamente só descida, com alguns pontos com um belo visual da cidade de Teresópolis e bastante água corrente formando cacheiras.

A Travessia da Serra dos Órgãos é linda e prazeirosa, com muitos desafios e um visual belíssimo. Recomendo o pernoite nos abrigos para evitar carregar muito peso e levar pouca água, um cantil de 1 litro é suficiente pois há muitos pontos de água na trilha.
Mountain hut

Abrigo 4

Abrigo localizado na base da Pedra do Sino, com beliche, bivaque e área de camping.

Abrigo do Açu

• Photo of Abrigo do Açu
Abrigo localizado ao lado do Castelos do Açu, com beliche, bivaque e área de camping.
Fountain

Água Ajax

Ponto de água localizado próximo ao local conhecido como Ajax.

Ajax

Loca conhecido como Ajax, onde há uma pedra e um ponto de água.

Alto da Isabeloca

Ponto culminante da subida conhecida como Isabeloca.

Pedra da Baleia

Car park

Barragem

Barragem de água que forma um pequeno lago no local onde se inicia/termina a Trilha da Pedra do Sino, com área de estacionamento e banheiros.
Intersection

Bifurcação Portais de Hércules

Local onde a trilha desvia para o local conhecido como Portais de Hércules.
Summit

Castelos do Açu

• Photo of Castelos do Açu
Formação de pedras com aspecto de castelo ou templo de pedra.

Cavalinho

Local onde é necessário "montar" uma pedra para passar.
Summit

Cume da Pedra do Sino

• Photo of Cume da Pedra do Sino
Ponto culminante da Pedra do Sino.

Pedra do Dinossauro

Elevador

• Photo of Elevador
Escada formada por degraus de ferro fixados na rocha.
Car park

Estacionamento

Isabeloca

Subida conhecida por Isabeloca em referência à Princesa Isabel.

Mergulho

Descida técnica em uma pedra.

Mirante

• Photo of Mirante

Morro da Luva

Morro do Marco

Local de Parada

Local propício para uma parada para descanso e lanche.