Time  5 hours 47 minutes

Coordinates 1018

Uploaded March 18, 2019

Recorded March 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
7,835 f
5,774 f
0
1.1
2.2
4.31 mi

Viewed 293 times, downloaded 14 times

near El Raso, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

MOREZÓN POR CANAL DE LA MINA
Atividade invernal no Circo de Gredos dedicado à ascensão de El Morezón (2389m). Esta atividade compreendeu a travessia alpina invernal dos corredores do Canal NO del Morezón e Canal de la Mina. Experiência invernal magnífica num ambiente de alta montanha com uso de equipamento: arnês, capacete, piolet, crampons, corda, friends, entaladores, mosquetões, etc...

El Morezón tem 2389 metros de altitude e é um dos cumes que formam o Circo de Gredos. Existem várias vias para a sua ascensão, as vias clássicas, desde a Plataforma de Gredos, são relativamente simples. No entanto se a opção passar pelos diversos canais que saem da Laguna Grande (Canal de las Houyelas, Canal de la Mina) a dificuldade já é outra…

Começamos a atividade desde o Refugio Elola, apesar de termos pernoitado em tenda, por não existir lugar no refugio, montamos acampamento junto ao refugio… Pequeno almoço tomado, tenda desmontada, tudo às costas (já estávamos de regresso à Plataforma) e lá seguimos contornando a Laguna Grande em direção ao Canal de La Mina. Depois de passar o Canal de las Houyelas deparamos com o Canal de la Mina com pouca neve e rochas que necessitavam uma grande escalada para as ultrapassar devido à escassez de neve no corredor. Nestas condições optamos por prosseguir um pouco mais e seguir o Canal NO, variante do Morezón desde a Laguna Grande e ir ao encontro do Canal de la Mina um pouco mais acima…

O corredor começa entre duas paredes de rocha, com uma inclinação moderada, cerca de 40-45º. A neve aqui já é perfeita, neve dura e um pouco gelada, onde os grampos se cravam e o piolet faz boa tração. Depois de vários metros o canal fica muito estreito e chegamos a um grande bloco de pedra que temos de ultrapassar. Dependendo das condições da neve, aqui está o primeiro ponto interessante do corredor. Um ressalto rochoso de alguns metros e um declive de 60-65º, coberto por uma camada fina de gelo e neve. Fizemos uma reunião com friends e encordados e com piolet / tração superamos o obstáculo sem muitos problemas. Fazemos um curto movimento para cima e para a esquerda, para deixar a área do ressalto, por uma área de inclinação ligeiramente mais suave. Pouco a pouco estamos a chegar a uma zona onde a inclinação vai diminuindo e passamos para uma zona onde o sol já nos aquece… até à interseção do canal de La Mina.



Agora subimos o Canal de la Mina em linha reta, canal que na parte final torna-se mais estreito e atinge os 50º. Subimos lentamente com a ajuda dos piolets e chegamos à aresta! Seguimos até ao Cume do Morezón e fazemos várias fotos. O dia é sublime permitindo apreciar todo o Circo de Gredos: o Refúgio Elola e a Laguna Grande, ao fundo e em primeiro plano, atrás e os mais emblemáticos picos do circo, como o Almanzor, La Galana e Ameal de Pablo.

A travessia prosseguiu pela via clássica até à Plataforma de Gredos, baixamos ao Collado de Navasomera e daqui em direção à Senda de la Laguna Grande junto ao indicador “Refugio Reguero de LLano” que nos levou até à Plataforma onde terminou esta travessia.




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

REFUGIO ELOLA (LAGUNA GRANDE)

Waypoint

PUENTE MADERA

Waypoint

LAGUNA GRANDE

Waypoint

INICIO CANAL DE LA MINA

Waypoint

CANAL DE LA MINA

Waypoint

COLLADO

Waypoint

MOREZÓN (2389m)

Waypoint

NAVESOMERO

Waypoint

PR-AV 17 SENDA DE LA LAGUNA GRANDE

Waypoint

PLATAFORMA DE GREDOS (1.763m)

1 comment

  • Photo of albloggero

    albloggero Sep 23, 2019

    La ruta parece muy interesante pero. I pregunta es: para bajar del Morezón a la laguna ¿cuál es la vía más fácil? Canal de las hoyuelas, la mina... O hay más

You can or this trail