Download

Distance

7.04 mi

Elevation gain

5,092 ft

Technical difficulty

Difficult

Elevation loss

3,445 ft

Max elevation

9,890 ft

Trailrank

71 5

Min elevation

5,346 ft

Trail type

One Way

Time

12 hours 33 minutes

Coordinates

7353

Uploaded

May 10, 2021

Recorded

May 2021
  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
Be the first to clap
2 comments
 
Share
-
-
9,890 ft
5,346 ft
7.04 mi

Viewed 264 times, downloaded 3 times

near Baños de Panticosa, Aragón (España)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



ASCENSÃO E TRAVESSIA DOS PICOS DO INFERNO (#1CUME 3082M)

Imponente atividade de alpinismo em forma de travessia nos Pirenéus Aragoneses, desde Baños de Panticosa até ao Refugio de Respomuso com ascensão aos Picos de los Infiernos. A cansativa e dura atividade, consistiu na transposição do maciço, num terreno misto de neve, gelo e rocha, através de uma aresta aérea e algo descomposta, que, por alguns momentos, exige a ajuda das mãos. Esta fina aresta, onde a sensação de verticalidade está sempre presente, faz a ligação dos três cumes dos Infernos: Oriental (3076m), Central (3082m) e Ocidental (3073m), a mais de três mil metros de altitude.

A presente trilha pode não ser adequada para trekking de verão, foi realizada em terrenos mistos de neve, gelo e rocha que requer equipamento técnico específico e alguma experiência em alpinismo para uma ascensão bem sucedida. É um percurso com subidas bastante exigentes fisicamente e com troços onde existe um bom número de subidas e descidas com muita exposição, o que não é recomendado para quem sofre de vertigens ou falta de experiência neste tipo de terreno. Ter sempre em consideração as condições meteorológicas do dia, pois em alta montanha as mudanças são rápidas: baixas temperaturas, nevoeiros cerrados, nevões e fortes ventos que acumulam neve em pontos perigosos que podem originar avalanches…



Saímos de Baños de Panticosa, do Refugio Casa de Piedra (1630m), em direção ao Collado Pondiellos, colina que separa o pico do mesmo nome e o Garmo Negro. Subida difícil e com pouco descanso onde se ultrapassam os 1200 metros de desnível. Seguimos até à Mallata Baja (1920m) onde o percurso vira à direita e durante um bocado suaviza até à Mallata Alta (2261m), para voltar-mos a vencer um desnível considerável e alcançar o Collado Pondiellos (2819m).

Daqui aproximamo-nos de outro, o Collado de Saretas (2800m) e de lá, fomos em busca da encosta Sul dos Infernos, parte mais técnica da subida. Seguimos em ziguezague o Corredor Sur, entre o Inferno Oriental e Central. Culminamos no Infierno Central (3082m), o mais alto. Fizemos uma pausa, aqui as vistas são impressionantes ao nosso lado, o Infierno Oriental (3078m), à nossa frente, La Marmolera (2904m) e a sensação de um anfiteatro em ambos os lados.



Atravessar a Cresta Marmolera é um autêntico prazer, a princípio, ao longe, avista-se uma aresta que parece impossível, mas à medida que vamos progredindo percebe-se que há mais espaço do que nos parece. Não obstante deve ser feita com o máximo de cuidado, a sensação de verticalidade está sempre presente e, por alguns momentos, exige a ajuda das mãos. Assim que cruzamos a Marmolera, chegamos ao Infierno Occidental (3075m).

Depois de apreciar toda a magnifica envolvência, começamos a descida por terreno misto de neve, gelo e rocha, no inicio, feita pelo contraforte Sudoeste, para depois virar para Nordeste e contornar o Garmo Blanco. Continuamos a descer, com o Pico de Tebarray à nossa esquerda, agora por neve mole de primavera até ao Collado del Inferno (2721m), onde intersetamos a GR11, que servirá de fio condutor até o Embalse de Respomuso.

Seguimos a GR11, passamos ao lado do lago de Tebarray, que se encontra quase impercetível devido ao gelo e pouco depois estávamos no Collado de Tebarray. Descemos o canal que exige especial atenção nos primeiros metros da descida bastante íngreme, continuamos a longa descida por neve primaveril até ao Ibón de Llena Cantal, onde temos magnificas panorâmicas do Pico du Balaïtous e de Las Frondiellas.



Chegamos à Majada de Llena Cantal, seguimos o trilho em direção ao Embalse de Respomuso, depois de atravessar o Rio de Aguas Limpias, travessia dificultada pelo caudal do rio, fizemos a derradeira subida para alcançar o Refúgio de Respomuso (2220m), objetivo do dia.



FICHA TÉCNICA
Realização: 6 de maio de 2021
Percurso: Baños de Panticosa (Refugio Casa de Piedra) - Mallata Baja - Mallata Alta - Collado Pondiellos - Collado de Saretas - Infierno Oriental (3078m) - Infierno Central (3082m) - Infierno Occidental (3075m) - Collado del Infierno - Collado de Tebarray ou Piedrafita - Embalse de Respomuso (Refugio Respomuso)
Distancia: 11,3 kms
Duração: 12h33min
Tempo em movimento: 3h11min
Tempo parado: 9h22min
Movimento médio: 0,8km/h
Acumulado positivo: 1512m
Acumulado negativo: 1055m





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

REFUGIO CASA DE PIEDRA

Waypoint

FUENTE DE LA LAGUNA

Waypoint

MALLATA BAJA

Waypoint

MALLATA ALTA

Waypoint

COLLADO PONDIELLOS

Waypoint

COLLADO DE SARETAS

Waypoint

CORREDOR SUR

Waypoint

INFERNO ORIENTAL (3078M)

Waypoint

INFERNO CENTRAL (3082M)

Waypoint

CRESTA MORMOLERAS

Waypoint

PICO DE LAS MORMOLERAS

Waypoint

INFERNO OCCIDENTAL (3073M)

Waypoint

GARMO BLANCO

Waypoint

COLLADO DEL INFERNO

Waypoint

COLLADO DE TEBARRAY

Waypoint

IBÓN DE LLENA CANTAL

Waypoint

EMBALSE DE RESPOMUSO

Waypoint

REFUGIO RESPOMUSO

2 comments

  • Photo of PicosAlpinos

    PicosAlpinos Jun 24, 2021

    Excelente descrição!

  • Photo of Caminhantes

    Caminhantes Jun 25, 2021

    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.

You can or this trail