Moving time  2 hours 30 minutes

Recorded July 2019

2.2
4.4

near Doutor Elias, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha iniciando em Tirol, Trajano de Moraes acompanhando o traçado do Caminho da Mata Atlântica, sentido Sul e passando pela joia que é a RPPN Shangrilá. Diferente do caminho mais comum para o Peito de Pombo este se inicia no Tirol, região com hortênsias e Araucárias que recebeu os Suíços, primeiros imigrantes oficiais do Brasil há duzentos anos e ainda mostra nos moradores de olhos azuis, cabelo.loiro e pele clara a marca dos ancestrais. A trilha no início passa por uma estrada cercada de mata e pelo pântano, região plana com vegetação baixa que algumas vezes fica úmida. Neste primeiro trecho chegamos a um elevação de 1170 mts na divisa de Trajano de Moraes e Macaé, em seguida começamos a descer pelo Vale do Rio Peito de Pombo até a sede da Reserva Shangrila. Vale muito à pena pernoitar (contato para a pousada, Dona Lúcia Jatobá whatsapp. 02298143-3088) lá e conhecer no detalhe o trabalho de preservação e sustentabilidade realizado por Dona Lúcia Jatobá uma senhora de 84 anos que durante 40 anos transformou uma região degradada em um paraíso natural. O trecho entre a reserva e a bifurcação para a trilha principal para o Peito de Pombo é de uma beleza especial, dentro de mata atravessando vários riachos e com pontos com vista para as montanhas. O trecho final é o mais difícil, além de termos que subir 700 mts existem longos trechos em pasto e dentro da mata mas com a trilha erodida com grande inclinação. No final temos o pico em frente ao Peito de Pombo, que é um mirante natural e a. Base de rocha onde fica assentado o Peito de Pombo em um equilíbrio inacreditável. Além das rochas monumentais do Peito de Pombo a vista não fica atrás, consegue=se avistar todas as principais montanhas da Serra de Macaé, como Frade, Bicuda Pequena, Caldeira, Moléson, Pedra da Boa Vista, Pico Maior e Médio da Serra dos Três Bicos, Pão de Açúcar de Macaé. Além disso o litoral e oceano Atlântico, Arquipélago de Santana, Cidade de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João além do Sana. Faça uma Trilha diferente e conheça o Tirol, a reserva Shangrilá e o Peito de Pombo por outro caminho.

Potueira

Moleson

Sana

• fsldias Jul 31, 2019

esta trilha percorre vales e montanhas de um belo visual, com o apoio de pernoite na RPPN Shangrila de Dona Lucia Jatoba , lugar super preservado e aconchegante. depois alcançando o Peito de Pombo.
    vale a pena trilhar esta rota.