Uploaded October 8, 2017

Recorded October 2017

5.1

near Carandaí, Minas Gerais (Brazil)

Roteiro XCM ESTALAGEM FAZENDA LAZER ROTA IMPERIAL.
ESTRELAS: * * * * *
conhecido por avistar a Serra de Camapuã em maior parte do percurso, o percurso tem como características, 100% estradão, de dificuldade moderada, apresenta subidas e descidas medianas, estrada com pouco cascalho e muitas curvas. Passamos por várias florestas de eucaliptos e plantações com culturas variadas, mas a atração especial e que faz jus ao nome de Rota Imperial é a parada na Fazenda da Pedra, uma das mais belas da região, a propriedade particular e parada obrigatória. Por se localizar ao lado da estrada Real, seu primeiro proprietário, abrigava a comitiva da colônia portuguesa sempre que passavam pela região. Atualmente funciona como pousada, oferece almoço e bebidas gelada. Além da fazenda, o percurso passa pela comunidade da cachoeira, onde poderão conhecer o cemitério e a igreja, localizadas ambas bem na entrada do arraial.

Bifurcacao

Tree

Floresta Eucalipto

Bifurcação - vista serra de Camapuã

Bifurcacao

Bifurcação - vista serra de Camapua

Ruins

Curral abandonado

Fica no meio do percurso. Lugar tranquilo e ideal para dar uma descansada.

Bifurcação - seguir fazenda da Pedra

Refuge

Fazenda da Pedra

Pelos caminhos de D. Pedro encontra-se a Fazenda da Pedra, localizada no caminho velho da estrada real à 10 km dos marcos entre Lagoa Dourada e Casa Grande. Fundada em 1797 pelos descendestes legítimos dos Resende no Brasil e da família de Tiradentes. A fazenda iniciou suas atividades em 1858 com a criação de muares da raça Pêga entre outras. Cercada pela natureza a Fazenda da Pedra nos possibilita uma viagem pela história de Minas e sua importância num contexto regional.