• Photo of Moinhos de Jancido

December 15, 2020

December 2020

near Sobreira, Porto (Portugal)

Os oito moinhos de Jancido, um lugar da Foz do Sousa, freguesia de Gondomar, estavam cobertos de mato e o grupo de amigos que, desde 2017, tem deixado naquela zona muito do seu suor encontrou-os quase às apalpadelas. Deles, tinham a memória de infância de ainda os ver trabalhar (terão laborado quase até 1980) e as indicações de quem conhecia bem aqueles terrenos. Aos poucos, foram limpando de mato um território cheio de memórias do passado e de riqueza natural. E foram recuperando o que era possível, com a força dos seus braços, com pedra e madeira disponíveis na zona, a ajuda da comunidade e algumas doações de materiais mais específicos.

Graças a eles, Jancido tem agora um trilho de 6 km, zonas de merenda e de estacionamento, miradouros, quase 500 novas árvores e arbustos da flora portuguesa e sete moinhos recuperados. Vai começar agora a intervenção do oitavo moinho, aquele que se encontra mais distante do rio Sousa e está em curso outro projeto muito especial: a criação de um trilho de 300 metros que recria os carris por onde circulava a zorra e as suas vagonetes, o veículo que transportava o carvão das minas de Midões até ao lugar de Sousa, passando pelas aldeias de Gens, Jancido, Compostela e Sousa.

“Esse caminho pode já ser trilhado”, diz António Sousa, um dos amigos que tem dedicado todos os sábados à tarde, desde novembro de 2017, a trabalhar na criação do pequeno paraíso de Jancido.Foi uma obra gigante, com limpeza de mato e desobstrução de centenas de metros de caminhos, tudo à mão.

A cada passo, foram criando nichos propícios à fauna (como charcas para as rãs) e plantação de espécies autóctones, assim como a gradual eliminação de infestantes por métodos naturais. Construíram uma fonte, passadiços, bancos, miradouros e parques de merendas, limparam margens do rio Sousa e do ribeiro de Cai Águas.

Também construíram muros e escadas, usando a pedra local, que lascaram “à moda antiga” Contam com alguns ajudantes fiéis, que aparecem regularmente e contribuem com máquinas (como um precioso trator) ou competências fundamentais, como soldar. Pode-se também já caminhar no Trilho dos Moinhos de Jancido, que ganhou existência formal e que, no futuro, será circular.

Com uma paragem durante o período de confinamento, o grupo retomou o trabalho – além de António, todos os sábados encontram-se ali os irmãos Manuel e Fernando Sousa e Paulo Campos. O propósito é recuperar aquele que foi um lugar onde brincaram em crianças. “Pensamos que, se os nossos pais e os nossos avós tinham aqui estado, tinha chegado a nossa vez”, resume António que regista quantas horas de trabalho estão ali investidas e quantos projetos foram concretizados.