Uploaded October 27, 2019

Recorded October 2019

8.1

near Ambrósio, Santa Catarina (Brazil)

A Trilha do Barro Vermelho liga a localidade do Espraiado em Paulo Lopes a localidade do Rio do Poncho em São Bonifácio.
Ela é mais conhecida e frequentada pelos trilheiros de moto, já que é uma trilha pesada para bike e com grande desnível de altitude.
Os primeiros quilômetros de subida, saído da localidade do Espraiado, em direção ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro seguiram com muito barro, e com a bicicleta sendo empurrada quase que todo o tempo, devido ao Barro Vermelho...
Depois de passar o trecho de Barro Vermelho o terreno ficaria mais compacto e arenoso e felizmente possibilitando que voltar a pedalar e assim progredir mais.
Começando a descer em direção ao município de São Bonifácio a estrada acompanha o vale do rio do poncho que é possível aproveitar alguma cachoeiras.
Já a "trilha do rio do Poncho", por onde descemos o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é utilizada por trilheiros de moto e carros 4x4, ou seja, é um caminho bem definido e com muitas voçorocas.
Nas extremidades deste trecho o caminho é bem pedalável, mas no miolo a pedalada se torna fragmentada em função dos vários atoleiros gerados pelos veículos motorizados, mas mesmo assim é um belo trajeto em contato com a natureza bem preservada.