• Photo of Sabará até o Distrito de Morro Vermelho, em Caeté

March 21, 2013

March 2013

near Mestre Caetano, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto de ida e volta, de 40km, partindo da Rua José Vaz Pedrosa, no Bairro Pompéu, em Sabará - MG, passando por parte da Estrada Real, até o Distrito de Morro Vermelho, em Caeté - MG.
Para encontrar o ponto de partida, utilize a ferramenta "como chegar pela estrada a este local", na coluna à direita.
Os primeiros e os últimos 3km do percurso são feitos em asfalto, onde há tráfego de caminhões. Já a distância restante é percorrida em estradas de terra com raro movimento de veículos, cobertas por um pouco de cascalho e pedregulhos, mas que não apresentam grandes dificuldades, como demonstram as fotos em anexo.
Além disso, o trajeto possui morros de inclinação leve e moderada, com uma boa alternância entre subidas e descidas. Nesse sentido, a trilha é bastante equilibrada e permite o desenvolvimento de velocidades médias elevadas.
A natureza no local não merece destaque, apesar de apresentar vegetação nativa relativamente bem preservada. Por outro lado, chamam a atenção no caminho duas grandes pontes por onde passam trens de ferro carregados com minério.
Quanto aos aspectos negativos, salienta-se o fortíssimo mau cheiro no segundo quilômetro do percurso, em razão da indústria Indugaia, que processa restos de animais.
Em síntese, esta trilha é uma boa opção para quem está começando ou para quem quer fazer uma trilha leve, despretensiosa.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 40km
Dificuldade técnica: 3/10
Dificuldade física: 3/10
Inclinação das subidas e descidas: leve
Presença de sombra em aproximadamente 30% do trajeto
Presença de cachoeira(s): não
Beleza natural: 4/10
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em março de 2013. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.

Caeté, Distrito de Morro Vermelho

• Photo of Rafael Schettino (Ciclista Mineiro)

Rafael Schettino (Ciclista Mineiro) Mar 29, 2021

Fiz a ida a morro vermelho seguindo o seu GPS (a volta fiz por Caeté).

Tenho algumas opiniões pessoais sobre o seu descritivo:
    - Dificuldade física: 6/10 são muitas subidas, algumas são duras.
    - Inclinação das subidas e descidas: moderadas
    - Presença de sombra: 70% do trajeto (pelo menos no dia 28/03/2021)
    - Paisagem achei bonita: 6/10, pois estava muito arborizado.

Eu esqueci de fotografar os pontos que fiquei perdido, bifurcações. Mas, basicamente, acho que vale colocar que na primeira bifurcação entra à esquerda (placa "Mineradora Anglo"), é uma descida. Na segunda bifurcação entra à esquerda e nas demais segue o fluxo da estrada principal.

Obrigado por compartilhar tantas trilhas conosco!

• Photo of Eugênio Ribeiro

Eugênio Ribeiro Mar 29, 2021

Obrigado pela avaliação, Rafael. Abraço!

• Photo of Rafael Schettino (Ciclista Mineiro)

Rafael Schettino (Ciclista Mineiro) Mar 29, 2021

Eu postei a trilha que fiz e te dei os devidos créditos pela rota da Ida. =)