3.0
5.9

near Honório Bicalho, Minas Gerais (Brazil)

Honório Bicalho

Trilha extremamente interessante de ser realizada por amadores.
A exigência física é razoavel e a técnica também, tendo como destaque o caminho dentro da mata fechada, que exige muita atenção nas famosas "27 voltas", devido ao perigo que o penhasco ao lado da trilha apresenta.

Pegamos um trecho de estradão com algumas subidas razoáveis, sendo necessário cuidado com as pedras soltas, cascalhos e valas que nessas subidas atrapalham um pouco, mas nada assustador.
Como podem ver no percurso, existe uma "ramificação" isolada da trilha, neste trecho erramos o caminho e descemos até uma pequena ponte de madeira, serviu para treinar, pois essa descida exigiu que apurássemos nossa técnica, ela foi dificil. Além da inclinção, era uma descida forte, tinha muito cascalho e muitas valas neste trecho, o que o tornou perigoso. Tivemos que voltar e subir o morro para pegar o caminho certo, se descer foi dificil, imaginem a subida... tivemos que empurrar as bikes.

Pegando o caminho certo, conseguimos seguir até a cachoeira sem problemas e aproveitamos bem da paisagem, que é muito bonita e do clima que nos favoreceu em grande parte do caminho. Nas 27 voltas não há descidas e subidas, porém a trilha é bem estreita e merece muita atenção, pois de um lado temos uma vala que margeia toda a trilha q e possui agua, mesmo sendo rasa é motivo de atenção pois presenciamos algumas quedas.No outro lado é que se encontra o perigo, há um penhasco que também acompanha toda a trilha e nos trechos que possui menor altura, já seria uma queda altamente perigosa, chega a 7 ou 8 metros, ja nos locais com maior altura, com uma queda, qualquer pessoa teria que contar com muita sorte para sair ileso, pois supera os 50m de altura.

Chegando a cachoeira temos a recompensa, é maravilhosa e possui um poço ótimo para refrescar o corpo após o pedal, renova as energias.
O local é limpo e possui uma estrutura mínima que permite segurança e conforto.

Na volta o perigo na trilha inverte de lado, penhasco e água, e no estradão a maior parte é descida, que é muito divertida mas deve ser feita com atenção graças as pedras soltas, cascalhos, etc ... Que foram vistas na subida.

A turma que fez este percurso em janeiro/2014, não possui nivel técnico avançado e nem um preparo físico afiado, mas conseguimos finalizar sem grandes problemas.

Uma nota importante, foi que chegando a Honório Bicalho fomos abordados pelo Sr. Jean, que nos orientou e deu algumas dicas sobre a trilha e sobre a cidade que muito nos animaram a seguir e após finalizar o passeio, ja marcamos o nosso retorno.
Explicou ainda sobre o Centro de Apoio ao Ciclista, que é uma iniciativa muito interessante e merece ser apoiada.

• Photo of AlissonGalvao

AlissonGalvao Jan 29, 2014

Muito boa a trilha...TOP. Preparado para as próximas. Abraços!!!!