Uploaded January 1, 2014

Recorded December 2013

5.4

near Itatiaia, Minas Gerais (Brazil)

Itatiaia - Serra de Ouro Branco - Ouro Branco
Dia 3 da Travessia entre Ouro Preto e Ouro Branco

Segui o roteiro planilhado da Estrada Real

Na saída de Itatiaia atravessa-se a rodovia e segue pela estrada de terra, esse início é de subida bastante cansativa. O trecho é todo em estrada de terra e com poucas sombras.
Me esforcei para ter performance e chegar ao marco 1422 que já é na Serra de Ouro Branco para avaliar se iria até o mirante da serra. Como cheguei no marco 1422 com 10km percorridos (conforme o previsto na planilha) e apenas 1:30 de viagem resolvi ir até o mirante.
A subida até o mirante é de 6,5km em estrada de terra com muitas erosões. Gastei 1:00 para subir. O mirante tem algumas torres de comunicação e um pequeno santuário. A vista é linda!! A descida do mirante ao marco 1422 é com bastante buraco e acentuada. Consegui atingir a velocidade de 45km/h. Demorei 0:20 para descer os 6,5km.
Considerando que são 6,5km de subida, a vista do mirante é espetacular e a descida é com bastante adrenalina, vale muito à pena subir ao mirante da Serra de Ouro Branco.
Depois do marco 1422 a estrada continua no alto da serra até chegar no asfalto da rodovia, aí é só descida até a entrada da cidade. A planilha orienta a interromper a descida no asfalto e ir visitar as Pontes da biquinha. Vale a parada. Na descida no asfalto consegui chegar a 67km/h.
Da chegada de Ouro Branco até a Igreja Matriz de Santo Antônio no Centro da cidade é uma subida leve de quase 2km.