Time  4 hours 40 minutes

Coordinates 3362

Uploaded June 11, 2014

Recorded June 2014

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
412 f
19 f
0
5.8
12
23.33 mi

Viewed 1770 times, downloaded 13 times

near Pasmado, Pernambuco (Brazil)

Esta trilha fica numa parte do nosso litoral que não consegue ser bem explorada, uma espécie de 'zona morta': a área próxima aos mangues no lado continental da zona norte da Ilha de Itamaracá. É que não existem estradas e cidades próximas, nada que motive o crescimento.

Os dozes ciclistas desta pedalada partimos da PRF de Itapissuma na BR-101 e atravessamos a Comunidade Botafogo, antigo Engenho Velho, do tempo dos flamengos, na margem do rio Botafogo. Vencida uma etapa de canavial começamos a cruzar por pequenos sítios, até chegar numa área de areal em que podemos notar a linha da costa ao longe. Belíssima paisagem!

Depois de passar pela ponte do Itapirema, subimos um pouco pra iniciar a segunda etapa: cruzando a BR-101, conectamos com o histórico Engenho Umbu. Nas suas terras, que iam até a costa, havia 2 portos, por onde se traficou muitos escravos, estimados 150mil coqueiros e muita mata. Nada disso é mais realidade. Ou melhor, nem tanto assim: escolhemos percorrer a borda do que restou da mata. No alto do platô, de um lado, a cana da Usina Bom Jesus; do outro o desfiladeiro coberto de Mata Atlântica. É bom deixar registrado: só quem conseguiu 'zerar' a subida do Umbu pro alto foi o veterano do grupo, Seu Edvan (pedala demais!). Eu tenho a desculpa que um colega me atrapalhou na subida e me fez parar.

Registre-se também um acidente de percurso com o integrante que dá nome a trilha. Ele e o Capitão Ailton se enroscaram numa poça de lama e Charles levou a pior. Aliás, este passou a ser, oficialmente, o geólogo do grupo. Contrariando o Capitão (que está com muita afta de tanto morder a língua), ele afirmou que o terreno era de areia e não de barro.

Depois do tombo, diminuímos o ritmo, prá chegar na parte favorita por todos: downhill de 70 metros, com final num banho das absolutamente transparentes, geladas e de forte correnteza do Rio Umbu. Impagável! Só quem conhece acredita. Basta dizer que muitos abasteceram o cantil! Esta verdadeira joia foi descoberta no Desafio de Chales I.

Depois de se refrescar e lavar as magrelas fomos completar a trilha subindo por uma ladeira interminável, seguida de uma areal idem. Completamos pela BR-101, poupando quem estava estropiado.

A classificação de 'Moderada' parece-me adequada.
Banho no Rio Umbu
Rio Itapirema
Ponte sobre o Rio Itapirema

5 comments

  • Photo of Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE)

    Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE) Jun 11, 2014

    Haroldo, parabéns pela resenha e sabedoria com as colocações. A trilha foi realmente formidável. Fica mais um registro a ponte que passamos com uma arquitetura impressionante para a localização.

  • Photo of Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE)

    Ailton_Jr (Turma do Pedal - PE) Jun 11, 2014

    I have followed this trail  View more

    Aumentei o grau de dificuldade devido o terreno arenoso muito molhado.

  • Photo of Phylho

    Phylho Aug 30, 2014

    Show de bola, parabéns ao grupo!!! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/desafio-de-charles-iii-eng-umbu-7059825#wp-7059829/photo-3981361

  • Photo of Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.)

    Sérgio Cunha (Turma do Pedal - PE.) Mar 14, 2015

    vamos que vamos, Domingo 15/03
    tem mais. https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/desafio-de-charles-iii-eng-umbu-7059825/photo-3981351

  • Photo of Phylho

    Phylho Apr 20, 2015

    isso é viver!!! Parabéns camaradas!!! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/desafio-de-charles-iii-eng-umbu-7059825#wp-7059826/photo-3981359

You can or this trail