Moving time  2 hours 41 minutes

Uploaded July 26, 2020

Recorded July 2020

6.6

near Paranoa, Distrig Kevreadel (Brazil)

Giro que os ciclistas da região chamam de Café com Leite.

Dificuldade:
Física: Moderada
Técnica: Moderada
Navegação: Moderada

Giro sem acesso a água potável na natureza. Há um córrego de água aparentemente límpida, mas em beira de pasto, o que o torna não confiável para beber. Em Sobradinho dos Melo e no núcleo rural Boqueirão há casas em beira de estrada, que pode-se pedir água numa emergência. Recipiente para 1.5L resolve necessidade individual com segurança.

Pedal saindo do centro do Paranoá, sobe até o balão do Itapoã, segue sentido Rajadinha. Após o condomínio Lá Font, quebra a direita em asfalto que desce para Sobradinho dos Melos.

Já na área das chácaras, quebra à esquerda para acessar estradão de terra que leva ao Rio São Bartolomeu. Da ponte em diante é subida intensa, por vezes cascalho, por vezes areia, até acessar estradão que vem da DF130. Volta ao Rio São Bartolomeu pelo estradão com muita descida e alguns trechos técnicos.

Após segunda passagem por ponte do Bartolomeu, acessa asfalto voltando no sentido da vinda. Em frente a um bar, onde há uma parada de ônibus, acessa trilha com porteira. Pula porteira e dali em diante a maior parte do trajeto é de trilha com bons trechos técnicos. Após atravessar um corguinho, tem as subidas mais íngremes de todo o pedal. Inclinação brutal. Pra zerar tem que tá forte. Após essas inclinações duras, quebra à esquerda pra acessar trilha à direita do estradão, que corta os morros sempre por cristas, permitindo visão de 360 graus dos vales de Sobradinho dos Melos.

No fim da trilha, acessa estradão que leva ao núcleo rural do Boqueirão. Após ponte sobre o córrego Cachoeirinha, entra trilha a direita para cachoeira Boqueirão. Trilha bastante técnica, com muitos jardins de pedras e cascalhos. Sobe trilha até asfalto sentido Paranoá. Desce de novo asfalto pra acessar outra trilha, à direita, antes do asfalto acabar. Trilha também bastante técnica, com muitas valas e cascalhos, que termina quase na curva do asfalto que leva à floresta de Pinheiro. Dali de volta ao centro do Paranoá pela floresta de Pinheiro.

As fotos não captaram a beleza dos lugares. Pedal muito visual, lindo, sempre pelos vales da bacia do Rio São Bartolomeu e pelos da micro bacia do Rio Paranoá.

Entrada Sobradinho dos Melos

Balão à esquerda

Estradão de terra à esquerda

Ponte de madeira sobre o São Bartolomeu

Ponto sobre o São Bartolomeu volta

Fim da terra - segue reto

Acesso trilha

Pula porteira em frente ao bar

Bifurcação - toca pra direita

Bifurcação-toca pra esquerda

Pula cerca - atravessa córrego

Bifurcação - toca pra esquerda

Acesso single track à direita

Bifurcação - toca pra direita (a não ser que queira enfrentar um downhill animal, aí vá pra esquerda)

Trilha à direita após ponte