2.3
4.5

near Ipoema, Minas Gerais (Brazil)

Pedal de volta da cachoeira da Boa Vista para Ipoema. O pedal de ida é esse: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10655262 (way points à direita do caminho).

A volta é feita pelo mesmo caminho de ida até a placa que indica o acesso para cachoeira Alta. Dessa placa se chega até a estrada que vai para a cachoeira Alta. Daí pode-se ir para essa cachoeira ou voltar direto para Ipoema, que foi o que fiz.

Vale muito à pena voltar por esse caminho: a estrada não é tão usada, a mata fechada acompanha ela em boa parte do trecho e existem mirantes muito bonitos nos pontos mais altos. Mas se prepare, pois as subidas são puxadas!

Se estiver sem água ou lanche, não recomendo passar por aqui, apesar de existirem algumas casas no final da subida que podem dar algum apoio.

21 - Acesso para cachoeira Alta

29 - Mirante

Para região do parque estadual da Mata do Limoeiro

30 - Mirante

Para região da cachoeira Alta, Serra do Lobo e Ipoema. Há uma casa próxima.