Coordinates 472

Uploaded November 4, 2013

Recorded February 2013

-
-
4,900 f
4,468 f
0
1.7
3.4
6.87 mi

Viewed 4010 times, downloaded 84 times

near Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto de ida e volta, de 11km, percorrido quase completamente sob o sol, partindo das proximidades do Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho - MG, em direção à Casa de Fundição, ruínas de uma antiga construção localizada na Serra da Calçada.
A casa é muito bonita, com paredes espessas e um tamanho maior do que, à distância, aparenta. No interior existem muitas árvores proporcionando sombras e frescor. Há uma polêmica acerca das suas origens históricas, abordada de forma bastante objetiva em um artigo publicado pela Fundação Biodiversitas neste link.
Para encontrar o ponto de partida por meio do Google Maps, utilize a ferramenta “como chegar pela estrada a este local”, na coluna à direita. É possível estacionar o carro no entorno com segurança e sem restrições, mas nos feriados, sábados e domingos, as vagas ficam bastante disputadas. Além disso, há uma banca de revistas no local que comercializa isotônicos, água de coco, água mineral, picolés e sorvetes.
Salienta-se que tanto o ponto de partida quanto o terreno por onde passa a trilha, que integra a Serra da Calçada, não pertencem ao Condomínio Retiro das Pedras, mas sim a algumas mineradoras, como a Vale, por exemplo. Desse modo, o condomínio trata-se apenas de uma referência tradicional usada pelos ciclistas.
A serra é muito conhecida e visitada pelos que praticam mountain bike na região metropolitana de Belo Horizonte e encontra-se a apenas 20km do centro da capital. Nos finais de semana e feriados, parte do trajeto fica bastante movimentada, sendo preciso tomar cuidado com os motociclistas, os ciclistas e os caminhantes, dentre os quais se encontram, inclusive, crianças e idosos, às vezes acompanhados por cães. Já o tráfego de carros (4x4) é raro.
Nunca ouvi relatos de furtos ou roubos neste percurso e o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas também não indica estas ocorrências no local.
Do ponto de vista da técnica, a trilha possui dificuldade moderada, sendo percorrida em estradas de terra com bastante cascalho, valas criadas por erosões e rochas nuas (minério de ferro). Em alguns pontos, em razão destas rochas, o terreno é muito irregular. Em outros, as valas desafiam o equilíbrio do ciclista. Mas a maior dificuldade decorre da má-aderência dos pneus ao solo em razão do cascalho, condição que pode ser acentuada no período das chuvas.
Sob a perspectiva do esforço físico, o trecho é fácil, tendo em vista que são percorridos apenas 11km no total, que o ganho de elevação é de apenas 337m e que a maioria dos aclives têm inclinação leve a moderada.
Destaca-se que não é possível pedalar nas cercanias da Casa de Fundição, como indica o waypoint “início da caminhada”, pois a trilha, nesse ponto, tem muitas pedras e é bastante íngreme. Por isso, é preciso deixar a bike no mencionado waypoint, o que pode causar problemas, ou carregá-la e empurrá-la por um trecho de 1,3km, considerando a ida e a volta. Outras soluções são fazer todo o percurso caminhando ou ir pedalando apenas até o waypoint citado e desistir da ida até a Casa de Fundição.
Por outro lado, a vegetação predominante na serra é composta por matas de galeria, capões e campos rupestres e a fauna também é bastante rica. Objetivando a preservação da região, em 2013 a Serra da Calçada foi decretada monumento natural. Ademais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA a tombou como patrimônio histórico-cultural, tendo em vista as construções dos séculos XVII e XVIII ali existentes, como a mencionada Casa de Fundição.
Este percurso é apenas um dentre os diversos que a Serra da Calçada possui. Há outros caminhos que apresentam diferentes graus de dificuldade técnica e física, como os publicados neste link e nesta postagem.
Concluindo, a trilha tem dificuldade técnica moderada, é fácil sob a perspectiva do esforço físico, propicia uma boa diversão e é uma opção interessante para quem deseja fazer um passeio mais rápido. Atravessando parte da Serra da Calçada, o trajeto apresenta uma vista extensa do horizonte, além da beleza da natureza local e da Casa de Fundição.
Confira os waypoints e as fotos com mais descrições!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 11km
Dificuldade técnica: 5/10
Dificuldade física: 4/10
Inclinação das subidas e descidas: leve e moderada, exceto próximo à Casa de Fundição
Presença de sombra em aproximadamente 5% do trajeto
Presença de cachoeira(s): não
Beleza natural: 7/10
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em fevereiro de 2013. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.
Ruins

Casa de Fundição

Casa de Fundição.
Waypoint

Início da caminhada

A partir deste ponto, não é possível pedalar.
Waypoint

Torre de celular

Torre de celular.

Comments

    You can or this trail