4.4
8.9

near Betim, Minas Gerais (Brazil)

Um misto de trilha, estrada de terra e asfalto, sendo um ótimo passeio! Fiz num sábado de manhã, céu azul e clima ameno de agosto. Terreno sombreado 70% do caminho, paisagens muito bonitas e caminhos agradáveis de se passar... Recomendo!

Saída na BR 262 no posto de gasolina, onde é possível estacionar com segurança e o retorno fica fácil também.

No total são 30km, sendo os 04 primeiros de trilha mesmo, passando por uma fazenda de gado e subindo por trilhas de bois. Nesse começo será preciso passar por porteiras.

Ao final da trilha de boi será preciso saltar uma cerca de arame (siga o GPS) e entrar em um condomínio. A partir daí é estrada de chão, bem sombreada e agradável, sem grandes subidas... Na primeira metade a estrada vai contornar o Rio Paraopeba de um lado até chegar na cidade de São Joaquim de Bicas, na BR 381. Atravessar a ponte na BR 381 e pegar o rio pelo outro lado, e já de cara uma boa subida, não muito íngreme, mas longa - extremamente agradável pelas belas paisagens das fazendas... Depois seguirá beirando o rio onde é possível ver pontos de pesqueiro (bom para pescar mesmo!) e ao final chega na BR 262. Com mais 4km de asfalto chega-se ao ponto final, no posto de gasolina inicial.

O esforço físico não é demais, mas é considerável, então leve água, isotônicos e lanche. O bom sombreamento e a tranquilidade amenizam bem o esforço.

Bem, fica a dica! Vale a pena!

Abraços e boas pedaladas!
Eduardo Betim

------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total : 30km - 4 de trilha, 22 de chão e 4 de asfalto no final.
Velocidade média: 12km/h
Tempo pedalando : 2,5h
Tempo total : 3h
Dificuldade técnica: 5/10
Dificuldade física : 6/10
Subidas: moderadas em todo o trajeto, que é predominantemente descidas e planos.
Atrações: Paisagens, fazendas, Rio Paraopeba com pontos bonitos de pesqueiro
Trânsito: No sábado de manhã estava com poucos carros, estradas bem tranquilas (exceto nas BRs)
Presença de sombra em aproximadamente 70% do trajeto. Quanto mais cedo, melhor.
Recomendo! Bem agradável! Dica: Vá sem pressa...
------------------------------------------------------------------------
*Trajeto desenhado no Google Earth, baixado para GPS Garmin Oregon 550 e depois corrigido e atualizado batendo a trilha desenhada com a executada. Usei o programa GPSBabel para fazer as conversões entre os arquivos KML (Google Earth) e GPX (Garmin). Fotos tiradas com o próprio Oregon 550.

Zé Eduardo Mar 31, 2014

Trilha muito gostosa e fácil de fazer, as indicações do Eduardo estão perfeitas, seguindo o GPS não tem erro.
    No início, lá pelos 3,5 Km, tem uma cerca de arame a direita ao lado de um sítio, o mato está muito alto mas é por ali mesmo não desista.

• Photo of EduardoBetim

EduardoBetim Mar 31, 2014

Oi José!
    Que bom que gostou! Obrigado pelo feedback!

Em trilhas as condições sempre se alteram por causa das mudanças naturais da vegetação e também interferências do homem, mas que bom que está funcionando ainda...

Estou sempre procurando abrir novas trilhas e publicar aqui para os amigos. Assim que puder publico mais...

Abraço!
    Eduardo

Zé Eduardo Mar 31, 2014

Eu que agradeço sua publicação e sua resposta. Publico umas trilhas de vez em quando e quem sabe nos conhecemos pessoalmente em umas dessas pedaladas por aí.

Grande abraço e excelentes pedais por aí.

Zé Eduardo Apr 8, 2014

Zé Eduardo Aug 21, 2014

• Photo of EduardoBetim

EduardoBetim Aug 21, 2014

Legal, Zé Eduardo! Obrigado! Abraço e boas pedaladas!

• Photo of Jeffersondds6

Jeffersondds6 Jun 28, 2018

Boa tarde , tudo bom Eduardo ? Mudei pra Betim tem 1 ano , e procuro alguem que conheça trilhas em betim pra se juntar nos pedais , moro na Marco tulio isac atras da teksid . Se puder me adicionar no wats app ai , fico agradecido . To muito parado , precisando voltar a ativa . Obrigado . 9 93572447