Time  9 hours 26 minutes

Coordinates 7495

Uploaded July 3, 2016

Recorded July 2016

-
-
2,694 f
2,042 f
0
15
30
59.36 mi

Viewed 685 times, downloaded 8 times

near Santa Bárbara, Minas Gerais (Brazil)

A ideia inicial para esta pedalada era de testar o condicionamento físico.
A saída às 06:00 foi adiada para 08:45 devido o frio. Optei por sair de Santa Bárbara pelo bairro Modelo, caminho que não é muito usado por ciclistas.
Com 20 km se chega ao conhecido Shopping Bateias onde, quem quiser visitar o povoado de Bateias deverá passar direto, o que não foi a minha escolha.
Após 9,1 Km nesta estrada de frente para o Shopping, chega se a uma comunidade chamada "Buraco" - certamente quilombola - município de Rio Piracicaba que inicialmente fora informado que seria "Guedes", mas fui orientado por um antigo morador que Guedes seria a região ao lado pertencente à Santa Bárbara. Logo na entrada tem uma capelinha de cor azul e não havia nenhuma informação sobre a mesma. A comunidade é bem conservada, a única rua é calçada e limpa e a limpeza dos terreiros e quintais também chamam a atenção.
A partir de "Buraco" a altimetria incomoda mais com muito sobe desce. Até Barretos de Alvinópolis existem umas belas fazendas, mas não pude tirar fotos devido ao prazo a aos cachorros, detalhe que nessa região só havia cachorro grande e bem tratado para garantir um bom estrago, Principalmente não região de Turvo.
Na entrada de Barretos, aprox. 11,3 km após a capela de "Buraco" tem uma subida a direita por onde seguiria rumo à Fonseca, também no município de Alvinopolis.
Resolvi entrar em Barretos na esperança de encontrar algum atrativo e almoço, mas não havia nada além de uma pequena mercearia bem atrás de uma pracinha. Detalhe que dentro deste povoado pausei a gravação do caminho no App do Wikiloc e só percebi 2,6 km depois durante uma parada para abastecer e descansar.
A partir de Barretos o caminho realmente fica mais pesado pela topografia e pelo cansaço. Sobre este trecho, aconselho a não aproveitar as descidas para embalar, pois há porteiras nas baixadas.
A partir de Barretos, para chegar a Fonseca basta seguir a canalização da Gasmig.
Saí de Barretos tranquilo apesar do horário já estar apertado para almoçar em Fonseca. Corria o risco de me esforçar demais e não encontrar restaurante aberto e foi o que descobri sobre o único restaurante do lugar, que não abre aos sábados e, até dei umas voltas para achar algo mais próximo possível do arroz com feijão e não encontrei. Por isso desisti de fazer o caminho que havia planejado e acabei fazendo o caminho pelas estradas principais até Santa Bárbara.
A estrada de terra de Fonseca para Catas Altas tem muito movimento, principalmente de caminhões e aparentemente as subidas logo após a saída do distrito são fáceis de ser vencidas, mas não foi bem assim para mim que estava cansado e desgostoso por não conseguir almoçar bem e barato no tal restaurante que há muito havia falar bem, inclusive na parada que fiz em Bateias, no shopping, a conversa se alongou quando o sujeito indicou o "restaurante de Fonseca".
As baixadas não dão necessariamente descanso devido as costelas na estrada.
Depois do posto de combustíveis na saída de Fonseca são 13 km até o asfalto para Catas Altas onde há uma área de camping chamada Guarda Mor, do qual não tenho informações adicionais.
Pelo plano original saíria de Fonseca Sentido a Santa Rita Durão, munícipio de Mariana e de lá pegaria a Estrada Real passando por trás de Catas Altas.
Não entrei em Catas Altas mas, é uma boa para quem estiver a turismo.

Finalização:
- Trajeto circular de 95,4 km
- Sem sombra
- Somente estradas sem dificuldade técnica.
- Muita degradação pela monocultura de eucalipto e pastagens.
- Todas ameaças de cães cessaram com esguicho de água e/ou postar a bicicleta entre eu e eles.
- Este trajeto não é necessariamente ideal para MTB porém, pode servir de base para cicloturismo.
Sacred architecture

Capela no povoado de Buraco

Sacred architecture

Capela em Turvo

Ruins

Casa antiga mal conservada

fountain

Capela com fonte D'água

Local situado na estrada de Alvinópolis/Fonseca.
Photo

Praça Governador Valadares em Santa Bárbara

Comments

    You can or this trail