Moving time  2 hours 58 minutes

Time  7 hours 24 minutes

Coordinates 9557

Uploaded February 9, 2020

Recorded February 2020

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1,591 ft
77 ft
0
30
59
118.92 mi

Viewed 159 times, downloaded 9 times

near Memória, Lisboa (Portugal)

Dia 1/2
Barragem dos Minutos
Arraiolos
Barragem do Divor
Evoramonte
Estremoz

Link para o dia 2/2: https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/rota-dos-castelos-do-alto-alentejo-e-re-conquista-de-olivenca-dia-ii-46507574
Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Tens uns bons trilhos off-road para quem gostar ;) e acessíveis.
Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Off-road
Photo

Barragem dos Minutos

A barragem dos Minutos localiza-se no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, Portugal. Situa-se no rio Almansor. A barragem entrou em funcionamento em 2003.
Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Barragem dos Minutos

Photo

Arraiolos

Restaurante "O Alpendre" "O restaurante O Alpendre, em Arraiolos, é uma casa tipicamente alentejana, com interiores decorados de forma rústica, onde o bom atendimento só ajuda a enaltecer a gastronomia de elevada qualidade que aqui se pratica. As carnes do montado alentejano (porco preto, vitela e borrego) predominam na carta, assim como as migas, sejam elas alentejanas, de espargos, de bacalhau, de favas, de tomate ou coentros. A boa e extensa seleção de vinhos complementa os pratos de excelência, como as migas de espargos com carne de alguidar. Nos doces, o pastel de toucinho, a encharcada, a miga dos ganhões ou o conde de Arraiolos, agradecem um digestivo licor de poejo." (In: https://boacamaboamesa.expresso.pt/guia/o-alpendre-5) Recomendo vivamente!!! Excelente comida, bom vinho e simpatia dos funcionários.
Photo

Restaurante 'O Alpendre', Arraiolos

Tem uma excelente garrafeira!
Photo

Restaurante 'O Alpendre', Arraiolos

Excelentes entradas!
Photo

Castelo de Arraiolos

"O castelo de Arraiolos foi mandado edificar pelo rei D. Dinis, no início do século XIV, existindo um documento coevo que nomeia o mestre João Simão, possível arquitecto do monumento." (In: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70486)
Photo

Castelo de Arraiolos

" Em 1217, quando D. Afonso II faz a doação da Herdade de Arraiolos ao primeiro bispo de Évora após a Reconquista, D. Soeiro, é referida a autorização régia para que aí se erga um castelo, no local onde existia um castro proto-histórico (confirmado por vestígios arqueológicos). Ao longo da centúria a escassa ocupação humana da zona foi-se densificando, até levar à formação de um núcleo de importância suficiente para justificar o investimento régio num Paço e fortificação envolvente, aparentemente levantados entre 1310 (ano da confirmação da carta de foral de Arraiolos) e 1315. Para tal, fora firmado um contrato entre o rei e o Alcaide, Juizes e Concelho locais, datado de 1305, determinando a construção de 207 braças de muro, de três braças de alto e uma braça de largo; e a fazer no dito muro dous portaes dárco com suas portas, e com dous cubellos quadrados em cada uma porta . Embora não se conheça notícia de edificações anteriores no local, à data das obras dionisinas, é perfeitamente possível que estas se tenham efectuado sobre construções existentes, com maior ou menor aproveitamento das suas estruturas." (In: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70486)
Photo

Castelo de Arraiolos

"O conjunto ergue-se no topo de um monte de configuração curiosa, em cone regular e de encostas suaves, dominando toda a vizinhança, também conhecido por Monte de São Pedro, a Norte da actual vila de Arraiolos. A muralha é de forma elíptica, acompanhando as curvas de nível do terreno, e encontra-se em bom estado de conservação. Era rasgada por duas portas, uma a Sul (diante da qual se desenvolveu todo o casario extra-muros), e outra a Noroeste, voltada para a cidade de Santarém, e conhecida justamente por este nome. A primeira porta, ou Porta da Barbacã, deveu por sua vez a designação a uma destas estruturas, hoje desaparecida, erguida em murete ou anteparo, que se levantava diante da entrada, para dificultar o acesso à mesma. Cada porta tinha dois cubelos, que no caso da Barbacã seriam aparentemente o torreão do relógio e a Torre de Menagem. O Paço é constituído pela grande Torre de Menagem, de planta quadrada, e dependências anexas, dentre as quais se destaca a habitação principal. Embora a Torre ainda se apresente de forma reconhecível, com sinais dos quatro pisos de origem, da casa nobre restam apenas as paredes exteriores, rematadas nos ângulos por torres (uma das quais a de menagem), e os vãos ogivais das portas." (In: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70486)
Photo

Castelo de Arraiolos

Photo

Arraiolos

Vistas do castelo
Photo

Castelo de Arraiolos

Photo

Igreja do Salvador, Arraiolos

"O castelo de Arraiolos é rematado no seu ponto mais elevado e central pela Igreja do Salvador, depois do Senhor dos Passos, a antiga matriz, construção quinhentista, muito desfigurada pelas obras de 1874, mas em que se pode ainda admirar a abóbada reticulada." (In: https://maisportugalturismo.blogs.sapo.pt/igreja-do-salvador-igreja-do-castelo-de-37413)
Photo

Igreja do Salvador, Arraiolos

Photo

Albufeira da Barragem do Divor

Barragem inserida numa zona de montados de sobro e azinho, localizada na Ribeira do Divor, na Bacia do Tejo. A carpa, o achigã e a perca são as espécies piscícolas mais comuns. Prática desportiva e de lazer condicionada.
Photo

Albufeira da Barragem do Divor

Photo

Vistas do castelo de Evoramonte

Photo

Castelo de Evoramonte

"Implantado num dos pontos mais elevados da Serra de Ossa, o Castelo de Évora-Monte remonta ao século XII, altura em que a localidade foi conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor. No século XIII, foi-lhe concedido o primeiro foral (1248), posteriormente renovado em 1271. Ambas estas tentativas de estabelecer o povoamento não parecem ter tido grande sucesso, e D. Dinis, em 1306, ordenou a fortificação da vila, restando dessa campanha a cerca amuralhada e as portas dionisinas." (In: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70670/)
Photo

Castelo de Evoramonte

"Com a subida ao trono de D. João I, o Castelo passou para a posse de D. Nuno Álvares Pereira. Da campanha de reconstrução do tempo de D. Manuel I (a quem se deve, em 1516, a renovação da carta de foral), data o célebre Paço fortificado, com quatro torreões cilíndricos definindo um perímetro quadrangular, de eminente gosto italianizante, e decorado nos panos com nós pétreos, que lhe conferem particular sabor. Esta campanha palaciana foi dirigida por Francisco de Arruda em 1531." (In: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70670/)
Photo

Evoramonte

Vistas do Castelo
Photo

Evoramonte

Photo

Evoramonte

Pormenor das ruas
Photo

Estremoz

"No centro da vila medieval surge a Torre de Menagem, uma das mais bem conservadas do país. Com cerca de 27 metros de altura, tem planta quadrangular e é coroada com merlões em forma piramidal. Típica da arquitetura militar portuguesa de finais do século XIII e inícios do século XIV, é o que resta da alcáçova primitiva, juntamente com o edifício trecentista dos Paços do Concelho. No segundo piso existe uma bela sala octogonal com colunas de capitéis de motivos animalistas e antropomórficos. No terraço encontram-se as chamadas Três Coroas, representativas, segundo alguns autores, dos três reinados em que decorreram as obras da sua implantação. Na face principal, no exterior, a Sul, estão representadas as armas de D. Afonso III (r. 1245-1279) com dois anjos a protegê-las. Atualmente ocupado pela Pousada da Rainha Santa Isabel, o antigo Paço Real medieval foi adaptado a armazém de guerra no reinado de D. João V (r. 1707-1750) em 1736, cabendo a Carlos Andreis a assistência técnica das obras. É um dos melhores exemplares do Barroco joanino em Estremoz, com planta pentagonal e flanqueado por torreões cilíndricos. De destacar: o pátio trapezoidal com uma fonte central com repuxo de golfinhos de mármore; a escadaria de acesso à Sala de Armas com dois tipos de painéis de azulejo, um a azul e branco com faixas barrocas e arabescos naturalistas, inspirados na tapeçaria oriental, e outro de silhares de motivos florais, joaninos de meados do século XVIII; a Sala de Armas, onde ainda existem algumas portas de talha dourada e policromada com os escudos reais." (In: http://www.cimac.pt/pt/site-visitar/lugares/Paginas/Castelo-Estremoz.aspx)
Photo

Estremoz

6 comments

  • Photo of Lumibacu

    Lumibacu Feb 17, 2020

    Muito boa ideia, fiz algo semelhante mas em relação aos mosteiros, incluindo os abandonados.
    Passeio fenomenal por caminhos pouco percorridos e quase caídos no esquecimento.
    Vale muito a pena conhecer o nosso património e desta forma conhecer o país que não é só no litoral.
    Boas Curvas.

  • Photo of She´s 2 Wheeled

    She´s 2 Wheeled Feb 17, 2020

    Obrigada Lumibacu ;)

    Sem dúvida que há muito por descobrir neste nosso pequeno rectângulo e o interior tem muito para oferecer.

    Boas voltas ;)

  • Photo of Jack Pepita

    Jack Pepita Feb 22, 2020

    Caríssimos, como vejo alguma terra nas fotos pergunto se posso fazer com pneus normais e pendura?

  • Photo of She´s 2 Wheeled

    She´s 2 Wheeled Feb 26, 2020

    Olá Jack! Eu fiz com pneus mistos e dá perfeitamente e eu sou maçarica nestas andanças!. Pendura não sei que não levei.

  • Photo of Jack Pepita

    Jack Pepita Feb 26, 2020

    Obrigado pela resposta. Fiz no passado fim de semana e foi Top! Obrigado pela partilha. Boas curvas

  • Photo of She´s 2 Wheeled

    She´s 2 Wheeled Feb 26, 2020

    Oh caraças que a resposta já veio atrasada eheheh desculpa! Ainda bem que gostaste, aquela zona é fabulosa! Bons passeios ;)

You can or this trail