Uploaded August 1, 2014

Recorded July 2014

2.7
5.4

near Andevizo, Viana do Castelo (Portugal)

Partimos do Centro de Interpretação, perto da antiga Colónia Agrícola, na Chã de Lamas. A nossa intenção, era no regresso ao ponto de partida, utilizar o antigo caminho que vindo do carvalhal, fazia a ligação à ponte de S. Mamede, já no concelho dos Arcos de Valdevez. Não se pode dizer que correu mal, embora tivéssemos de utilizar outro acesso à ponte, menos fechado. A partir daquela ponte as coisas complicaram-se com algumas vedações, pelo que optamos por outro itinerário. Partindo do Centro de interpretação, fomos até ao monte do Castro, miradouro para o monte de Vascões, serras da Peneda e Amarela, bem como para o carvalhal do C. de Bico. Continuamos pela Branda até aos Coutos, fugindo ao caminho que vem da Giesteira. Na bifurcação para o A. dos Morrões, tomamos a estrada alcatroada para TYravassos. Deste aldeamento subimos na direção da CGF da Atalaia. Antes de lá chegarmos, mas muito perto demos uma volta pelo bosque, passando sob a copa das Faias, que no Outono atapetam aqueles caminhos. O regresso foi na direção do velho caminho, que só muito perto da ponte de S. Mamede tivemos necessidade de nos vermos livres dalgumas silvas. Daquela ponte, depois de percorrida uma curta distância tivemos de voltar por pouco tempo à estrada alcatroada, até encontrar um desvio para o ponto de partida, dando boleia a algumas carraças. Foi aí que ficamos a saber que dá sempre geito levar o repelente de insetos e roupa clara. Fez-me excelente companhia o Isidro, que se está a tornar-se mestre, no uso do GPS.