Uploaded June 10, 2017

Recorded June 2017

3.9
7.8

near Manteigas, Guarda (Portugal)

O objectivo era efectuar a Rota do Glaciar do Zêzere mas com percurso circular. Com saída em Manteigas junto ao inicio do PR2 Rota do Javali, seguimos este trilho sempre a subir, com uma passagem pelo viveiro das Moitas até chegar ao estradão existente na meia encosta, esta subida é bastante dura para inicio do percurso, após chegarmos ao estradão florestal o caminho fica mais plano sem grande dificuldade, aqui deixamos o PR2 e viramos à direita em direcção ao Covâo da Ametade, neste caminho pode-se contemplar todo o Vale do Glaciar, ao nosso lado direito. Quase no planalto apanhamos o PR7 a Rota dos Poios Brancos que nos leva até ao inicio deste trilho junto à estrada nacional de ligação à Torre. Aqui chegados, viramos à direita através da estrada nacional chegamos ao Covâo da Ametade onde aproveitamos para ver o inicio do Zêzere e melhor ainda, um bom almoço de Pic Nic para retemperar as forças para o que restava desta aventura. Era agora altura de iniciarmos a descida do Vale do Glaciar do Zêzere, seguindo o PR6 e após descermos pela estrada, saímos à esquerda para junto do leito do rio Zêzere através de um trilho de montanha, para rapidamente apanharmos um caminho sempre paralelo ao rio que nos leva até à Vila de Manteigas onde tínhamos iniciado este emblemático trilho.
Este percurso classifico de difícil apenas pela distância, porque, e feito no sentido que nós o efectuamos, a grande dificuldade aparece logo no inicio do trilho com uma subida de cerca de 4km, a partir daqui são subidas ligeiras sem qualquer dificuldade.