2.6
5.2

near Nova Hartz, Rio Grande do Sul (Brazil)

Trilha percorrida pelo Projeto Fim-da-Picada do Movimento Roessler em 30 de julho de 2016.

Hiking circular de seis horas, partindo de um local no interior de Nova Hartz que fica na Estrada João Mergener, quase na divisa com Igrejinha. Sugere-se solicitar autorização para estacionar dentro de alguma propriedade nos arredores.
Seguindo em sentido horário, se percorre um bom trecho praticamente plano, para então descer perdendo altitude de 250 metros, passando pela localidade de Solitária e pela cascata Solitária aonde se pode repousar, lanchar e até tomar um bom banho. Seguindo adiante, se tem mais um trecho quase plano para então subir novamente. Antes de se chegar ao estacionamento ainda há mais um trecho plano que atravessa uma região muito bonita. Ao longo do caminho se podem ver casas históricas, antigos cemitérios e belas paisagens. Há trechos sombreados, porém em dias quentes é importante se proteger do sol, pois também há longos trechos abertos. Deve-se ter atenção para não errar o caminho, pois há muitas bifurcações.

LOCAL COM NATUREZA BEM PRESERVADA, SUSCETÍVEL AO IMPACTO DA VISITAÇÃO!! LEVE TODO SEU LIXO EMBORA E DEIXE APENAS PEGADAS.