-
-
3,485 f
2,254 f
0
2.7
5.5
10.99 mi

Viewed 46 times, downloaded 1 times

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Pitões das Júnias é uma freguesia Portuguesa do concelho de Montalegre, com 36,89 km² de área e 161 habitantes (2011).
A elevada altitude da sede de freguesia (1103 m) torna-a uma das mais altas aldeias de Portugal, a par de Gralheira na Serra de Montemuro.

Dicas para visitar Pitões das Júnias em Montalegre
Pitões das Júnias é uma aldeia situada no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, no território concelhio de Montalegre e “desfruta” do estatuto de uma das povoações mais altas de Portugal (altitude de 1103 metros).
O seu enquadramento paisagístico é extraordinário: uma aldeia isolada, rodeada por lameiros e como imagem fundo, as poderosas escarpas e morros graníticos do Gerês. Este aglomerado é densamente povoado, as habitações são de pedra lavrada em granito da região, muito próximas umas das outras e as ruas estreitas cobertas em calçada, característica tipicamente transmontana.
Podemos ver a Cascata de Pitões, uma queda de água com mais de 30 metros de altura. O acesso a esta maravilha natural é feito por passadiços de madeira, tornando o passeio muito agradável e menos cansativo se fosse em terreno batido. Apesar disso, são mais de 100 degraus que temos de vencer, mas acreditem, vale a pena o esforço.
Não podemos terminar a viagem pela aldeia sem passar na Padaria de Pitões. Aqui é produzido o famoso Pão de Pitões, feito de centeio. Aconselho a Broa (1,80 euros) e o bolo com massa de brioche com recheio de chocolate (4,5 euros).
Como chegar a Pitões das Júnias
Acesso pela EN103 que liga Braga a Chaves, existem várias saídas que ligam a Pitões. Quem preferir ir pelo interior do Parque Nacional segue pela EM308. Também é possível entrar pelo Lindoso em Espanha e entrar em Portugal por Tourém. Os acessos estão sinalizados.

Onde comer
Recomendo o Restaurante D. Pedro Pitões. Os pratos de carne são de excelente qualidade e aconselho a posta barrosã ou a feijoada à transmontana. O preço é bastante acessível (12 euros por pessoa). Para beber uma cerveja pode passar na Taberna Terra Celta.

Um grande abraço e bons trilhos…

1 comment

  • Photo of Jocasiba

    Jocasiba Jul 5, 2019

    Bom local a visitar logo que uma folga do serviço o permita. Guardei a trilha e o apetite para provar as iguarias recumendadas.

You can or this trail