Uploaded November 14, 2016

Recorded November 2016

2.2
4.3

near Castanheira, Viana do Castelo (Portugal)

A serra do Extremo ergue-se entre terras de Monção e Arcos de Valdevez. O seu ponto culminante - Alagoa de Cima, localiza-se na freguesia de Alvora, que pertence aos Arcos de Valdevez. Em dias limpos, a paisagem é soberba. Vale a pena, fazer uma pausa, tentando adivinhar por onde corre o rio Minho, ou o Vez, ou então olhando para Este, observar as s cumeadas da serra da Peneda - Pedrinho, Pedrada, Gião, Alto da Preguiça, entre outros. Mais longe, podemos ainda identificar, a serra Amarela e também, alguns dos píncaros do Gerez. Para Oeste, quem estiver com atenção pode tentar localizar o forte ( em terra) de Bragandelo, que defendia a Portela do Extremo. Mais afastado, fica o Cotão ( com torres eólicas) e o Corno do Bico.
Seria assim, se o tempo ajudasse. Com um espesso nevoeiro, cobrindo a serra, pouco deixou ver, pelo que fomos obrigados a alterar o itinerário previsto, fugindo também à chuva, que não mais nos largou. No topo, está instalado o parque eólico de Mendoiro - Bustavade - mas, mal deu para ver as torres.
A espaços, cruzamo-nos com um GR, que não conseguimos identificar.

Cartografia - folha 08 do IGE - escala 1/ 25 000.
Tree

BOSQUE

• Photo of PQ@

PQ@ Nov 14, 2016

Bom trabalho, o tempo é que não ajudou.