Uploaded July 26, 2015

Recorded July 2015

2.9
5.7

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Á terceira foi de vez, encontramos as cabanas do Louro e do Lousinha, na encosta Este do Cabril que faz fronteira com Espanha. A cabana do Louro foi a que deu mais trabalho, pois estava bem escondida pelo mato cerrado que já a cerca. Está muito deteriorada, sem tecto e com a porta praticamente tapada de terra. Depois de conferenciarmos entre os três, optamos por abordar a aproximação á cabana do Lousinha por baixo, porque das outras vezes tentamos por cima e não resultou! O 1º problema que tivemos de ultrapassar para conseguirmos essa aproximação foi o de conseguirmos ultrapassar a corga profunda do Porto da Insua. Foram 67º de declive que apanhamos, não estávamos á espera de uma coisa assim..., mas sempre em segurança conseguimos ultrapassá-la! Depois foi a subida dura do outro lado para fazer, mas que se fez bem..., melhor que a descida! Descobrimos a cabana do Lousinha logo á primeira, bonita..., em bom estado e bem tratada, um ótimo abrigo para uma emergência! O regresso fizemo-lo dando a volta á Cruz do Touro e seguindo o muro da fronteira até onde foi possível e depois pelo caminho até á Portela do Homem. Desta vez optamos por iniciar a subida e descida pelo lado de Espanha por um trilho/caminho antigo, em vez de irmos pelo Carvalho 27. A opção foi ótima porque fomos e viemos sempre á sombrinha até á P. Homem.
Só existe água na corga do Porto da Insua em todo o percurso.
Atenção que este percurso é muito exigente do nível físico e de orientação, por isso todos os cuidados são poucos.
21.7Km de distância real
3690 calorias
4 litros de água bebidos.
Shelter

Cabana do Lousinho

• Photo of Célitos  da Montanha

Célitos da Montanha Aug 2, 2015

Olá João, vocês não brincam em serviço, é mesmo trilho para gente da Montanha e as fotos para memoria futura principalmente a do Louro que nem mesmo no livro de Luis Fontes aparece não desconsiderando as outras que estão fantasticas.