Uploaded October 2, 2017

Recorded September 2017

2.8
5.6

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Um bom dia para caminhar na serra, e um percurso durinho, com muitas subidas e descidas. Partimos da Portela do Homem e um pouco mais à frente, derivamos para o Peito da Escada. O trilho, tem troços que começam a serem invadidos pela vegetação, mas já esteve pior . Chegamos aos Prados Caveiros, com as cabras selvagens, a observarem-nos, facto que se havia de repetir, no regresso. As cores outonais, começaram a invadir este antigo local de pastagem, pelo que, parece um " oásis " no meio da serra. A corta - mato, fomos subindo, encontrando excelentes locais, para observar o Alto Vale, do rio Homem. Conseguimos atingir uma zona aplanada, muito perto do cabeço do Cantarelo. Partimos a seguir, para aquele cabeço, atalhando até à sua base. Depois de uma curta, mas merecida pausa, continuamos, para observarmos a corga da Água da Pala, tendo mesmo, atravessado o regato, perto da nascente. Em seguida, fomos espreitar a corga do Cagarouço. Continuamos até cruzar com o trilho que vai para o curral dos bezerros, atingindo uma zona, donde se via o curral da Pedra. Regressamos, progredindo pelo Lombo do Burro, onde encontramos um carreiro que nos levou aos Prados Caveiros. Descemos de novo pelo Peito da Escada, encontrando a Portela do Homem, muito frequentada.

Cartografia - folha 31 do IGE - escala 1/25 000.

Perto da corga da Água da Pala, encontramos um colega, que subiu a cumeada, a partir do caminho para os Carris. O seu estado, mostrava as dificuldades e o esforço a que esteve sujeito, façanha, que não recomendo.