Uploaded December 31, 2015

1.2
2.4

Viewed 1979 times, downloaded 117 times

near Paradela, Aveiro (Portugal)

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com

PERCURSO: PR9 - Trilho dos Moinhos (Sever do Vouga / Paradela do Vouga)

[PERCURSO SINALIZADO]
O percurso desenvolve-se pelo centro dos núcleos rurais, pela levada de regadio na margem direita da Ribeira de Carrazedo e ao longo de caminhos pelo meio de bosques de pinheiros, eucaliptos e carvalhos e por terrenos agrícolas que atravessam algumas plantações de milho, vinhas, laranjeiras e mirtilos. Ao longo deste percurso também se pode perceber a fé que estas comunidades têm com a igreja e em especial no culto dos santos com a passagem nas capelas de Nossa Senhora da Boa Hora (Penouços), Santa Eufémia (Soutelo) e em alguns exemplares de Alminhas.

Este percurso acompanha muitas vezes as águas da Ribeira e os socalcos serpenteados por levadas e por laranjais, dando a este trilho um valor acrescentado em termos de contacto com a natureza por quase não passar por aglomerados. Remata com a chegada ao lugar do Soutelo junto a um Cruzeiro de granito que ficou a substituir a antiga capela da Sta. Eufémia já inexistente.

O elevado número de moinhos existentes nesta freguesia denota bem a importância que a moagem teve durante largos anos junto da comunidade agrícola do concelho. Ao longo da Ribeira existem 14 unidades disseminadas nas margens desta linha de água. Os primeiros três engenhos surgem junto da ponte nova do Pisão. Descendo a Ribeira deparamo-nos com um dos mais pitorescos conjuntos, os do Pisão. Localizam-se numa pequena encosta, com um excelente enquadramento natural, construídos nos socalcos, servindo-se de um pequeno curso de água para alimentarem as suas mós.

Atualmente apenas um funciona, mas a paisagem lúdica e centenária, as misteriosas histórias e lendas que se contavam baixinho enquanto se aguardava pacientemente pelo girar da mó, dão conta da importância que a moagem teve durante largos anos junto da comunidade agrícola da freguesia e do concelho. Acompanhando as águas da Ribeira, deparamo-nos com uma pequena ponte de madeira, que nos leva até ao moinho do Fundo do Vale, integrado numa paisagem de rara beleza.

Fonte: C.M. Sever do Vouga

Contactos Úteis:
Junta de Freguesia de Paradela do Vouga: 234 556 754
C.M. Sever do Vouga: 234 555 566
Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga: 234 555 738
Centro de Saúde de Sever do Vouga: 234 590 450
GNR de Sever do Vouga: 234 551 225

Alminhas

[Alminhas] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos
Sacred architecture

Capela N. Sr.ª da Boa Hora

[Capela N. Sr.ª da Boa Hora] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

Igreja Matriz de Paradela

[Igreja Matriz de Paradela] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

Moinho

[Moinho] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos
Bridge

Ponte

[Ponte] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos
River

Ribeira de Carrazedo / Ponte

[Ponte / Ribeira de Carrazedo] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

Soutelo

[Soutelo] PR9 SVV - Trilho dos Moinhos -- www.100atalhos.com www.facebook.com/100atalhos

• Photo of bfso5

bfso5 Feb 17, 2016

Bem sinalizado, mas com um grande porção por estrada.

• Photo of Rui Lobo

Rui Lobo Apr 25, 2017

Um Pouco monotoma, com muito alcatrão, quando passa junto ao rio é bastante mais bonita, valeu por essa parte.

• Photo of Johnatan in the Mountains

Johnatan in the Mountains Dec 16, 2017

Demasiado alcatrão e eucaliptos... Só vale a pena o curso ao longo do ribeiro, a cascata e os moinhos.