Uploaded June 16, 2019

Recorded June 2019

2.6
5.2

near Agra, Braga (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TRILHO DOS MOINHOS DO AVE EM CIRCULO

O percurso realizado tem por base o PR6 VRM - Trilho dos Moinhos do Ave, que sendo um itinerário linear, optamos por continuar por Covelo de Baixo, passar pelo Monte do Castelo, aldeia de Carrazedo e daqui seguir para Vila Boa - Bucos e Serra da Cabreira, tornando-o circular. Trilho não sinalizado a partir de Lamedo, de âmbito paisagístico, cultural e desportivo.

Saímos da aldeia de Agra, localizada na freguesia de Rossas, concelho de Vieira do Minho, no sopé da serra da Cabreira. O ponto de partida foi a Capela de São Lourenço, seguimos o PR6 VRM - Trilho dos Moinhos do Ave, (percurso linear com 4 kms) em direção ao Rio Ave. O percurso pedestre descobre os Moinhos do Ave, a Cascata da Candosa ou a interessante Ponte Medieval além da bonita paisagem natural, que alia ao ambiente serrano uma configuração recortada pelos pequenos terrenos agrícolas cultivados e divididos por muros e sebes, herança do passado agrícola.

Ponte Medieval

Chegados a Lamedo, e sendo o PR6 um percurso linear, optamos por continuar em direção a Covelo de Baixo e voltar a atravessar o Rio Ave na ponte do Covelo e seguir em direção ao Monte do Castelo, talvez esta seja a parte mais difícil do trajeto. A ultima parte da subida foi feita a corta mato, mas pode ser feita pelo estradão que é mais fácil. Já no alto encontramos o marco geodésico, local para várias fotos incluindo a habitual foto de grupo.

A descida contorna o monte pelo estradão e segue em direção a Carrazedo, onde existe um grande espigueiro comunitário. Daqui seguimos a estrada EM526 ao longo de um quilometro até Vila Boa - Bucos onde intersetamos o PR5 CBC - Trilho da Serra da Maça. Este troço permite apreciar a natureza multifacetada da Serra da Cabreira, com as suas magníficas paisagens e os seus vestígios patrimoniais. Passamos pela área de lazer do Carvalhal, local com várias mesas, grelhador e fonte de água. Junto ao local encontram-se um conjunto de moinhos de água, pequenos edifícios de planta retangular, frequentemente construídos com rude aparelho granítico, que proliferaram a partir dos séculos XVII-XVIII com a difusão do cultivo do milho.

Já no ponto mais alto do trilho, na Serra da Cabreira, o percurso interseta o PR2 CBC - Trilho da Veiga, que segue em direção à aldeia de Agra pelo caminho florestal, caraterizado pela existência de pinheiro bravo (Pinus pinaster), bem visível ao longo do caminho. Percorremos sensivelmente 500 metros do caminho florestal, cortando à esquerda para baixar a Agra por um antigo caminho empedrado. Entramos na aldeia, percorremos o aglomerado de casas, calcorreando as suas ruas calcetadas em granito, terminando na Capela de São Lourenço.

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

• SERGIOCDIAS Jul 4, 2019

Obrigado por mais um excelente percurso, optamos por realizar-lo em sentido inverso por forma a deixar a Cascata da Candosa para parte final aproveitando este estupendo local para um merecido mergulho, o percurso é muito agradável e permite-nos desfrutar de paisagens únicas.
    Obrigado mais uma vez por partilharem as Vossas espetaculares caminhadas permitindo que outros conheçam estes lugares maravilhosos.
    Sérgio Dias

Caminhantes Jul 4, 2019

Olá Sérgio Dias!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    O prazer também está na partilha.
    Saudações.

• Photo of torneiro12

torneiro12 Jul 7, 2019

A parte do percurso em corta mato já estava fechada novamente. Foi preciso desbravar mato.
    De resto percurso muito agradável.

Caminhantes Jul 7, 2019

• Photo of zetoalves

zetoalves Jul 7, 2019

Cinco estrelas!
    Bem hajas pela partilha e pelo rigor e excelente qualidade da descrição dos trilhos.
    Tudo de bom!

Caminhantes Jul 8, 2019

Olá zetoalves!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    O prazer também está na partilha.
    Saudações.

• Photo of zetoalves

zetoalves Jul 18, 2019

Junto ao Ave há há locais para uns banhos, ainda que precários? Obrigado!