Coordinates 1975

Recorded March 2016

2.8
5.6

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Os Caminhantes voltam ao coração do Gerês e desta vez para fazer o clássico trilho de Fafião a Porto da Lage com passagem pelo mítico Prado e Cabana da Amarela e Vale do Rio Laço.
Iniciamos o trilho na pequena aldeia de Fafião, situada no extremo Ocidental da região do Barroso, pertence à freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, é parte integrante do Parque Nacional Peneda - Gerês (PNPG).
Saindo do povoado, seguimos pela estrada que liga a aldeia à Ermida até à ponte sobre o Rio Toco, aqui cortamos à direita e iniciamos a acentuada subida em direção a Bicos Altos, onde durante a subida encontramos uma grupo de garranos muito meigos que nos deixaram aproximar e tocar-lhes…
Ao longo do percurso existe um conjunto espetacular e fantástico de formas graníticas, talvez do melhor do Gerês. Por esta altura a respiração estabilizava e o terreno menos acidentado ajudava a concentrar forças para o que restava, e não era pouco!
Chegados à Cabana dos Bicos Altos aproveitamos para fazer o reforço da manhã e beber água fresca da sua fonte. Continuamos o trilho até ao mítico Prado e Cabana da Amarela, uma breve paragem por baixo do famoso carvalho aí existente e retomamos caminho em direção ao Vale do Rio Laço que percorremos até à Cabana-Abrigo onde paramos para almoçar. Almoço feito, seguimos as margens do Rio Laço até ao Prado e Cabana da Touça. Incrível a sua localização: confluência do Rio Laço, Rio da Touga e Corga do Salgueiro, local estratégico e arrebatador. Seguimos daí até à albufeira de Porto da Lage. Local de extrema beleza paisagística aproveitado para uma longa sessão fotográfica. Depois foi contornar a represa, logo a seguir do nosso lada direito o Abrigo da Choupana. Agora o trilho ganha contornos de aventura de alta montanha, dobram-se encostas, desafiam-se vertigens, sempre na companhia do Rio Porto da Lage, no minúsculo trilho da encosta da montanha. ALERTA: este troço não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva na semana anterior, pois é feito sobre muita rocha ingreme que molhada constitui um sério perigo!
Chegados ao caminho florestal foi seguir encosta abaixo até à aldeia de Fafião local onde terminamos este magnífico trilho de paisagens deslumbrantes e emoções fortes!

OBSERVAÇÕES:
- Trilho inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), não carece de autorização prévia do ICNF para grupos até 10 caminhantes.
- Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.
- O trilho é belíssimo, um dos mais belos do Gerês, com paisagens deslumbrantes que mais parecem terem sido desenhadas. É um daqueles trilhos que provoca enormes emoções, que prende os sentidos, que nos faz querer ansiosamente dobrar cada encosta.
- É um trilho difícil, principalmente para os menos habituados devido à sua extensão e fortes declives, para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa, daí classificar-mos como difícil.
- Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha íngreme que molhada constitui um sério perigo!
  • Photo of PANORAMA PONTE MADEIRA (RIO TOCO)
  • Photo of GARRANHOS
  • Photo of FONTE
  • Photo of PARQUE DE MERENDAS

• PicosAlpinos Mar 26, 2016

Excelente descrição de um trilho que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Muito bom trabalho mais uma vez. As fotos são elucidativas: um paraíso por explorar, incrível como ainda existe tanto Portugal selvagem e encantador.
    Obrigado pela partilha.

• Photo of Elizabete Martins

Elizabete Martins Mar 26, 2016

Trilho exelente, difícil, mas compensado pelas paisagens deslumbrantes e lagoas paradisíacas.

• Photo of fernandapacheco

fernandapacheco May 7, 2016

Magnífico trilho no PNPG...

• Photo of Helena Carvalho

Helena Carvalho Jul 26, 2016

Muito bom

• Photo of UNSUB_2698788

UNSUB_2698788 Feb 16, 2017

Really great effort..... https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/trilho-do-vale-do-rio-laco-e-porto-da-lage-fafiao-pnpg-12704628#wp-12704642/photo-7811509