Time  6 hours 40 minutes

Coordinates 1652

Uploaded June 17, 2014

Recorded June 2014

-
-
3,563 f
2,773 f
0
3.8
7.7
15.34 mi

Viewed 2021 times, downloaded 106 times

near Fiães do Rio, Vila Real (Portugal)

O Trilho do Rio é um percurso de pequena rota (PR), muito bem sinalizado, de tipologia circular, com início e fim na aldeia de Fiães do Rio, localizada a 900 metros de altitude. Nesta aldeia encontra-se a casa de Bento Gonçalves, primeiro secretário-geral do Partido Comunista Português, que veio a morrer no Tarrafal.
Este percurso passa por diversos pontos de interesse, entre os quais caminhos antigos dos pastores e de ligação de aldeias, com passagem pelos núcleos rurais de Paredes, Covelães, Travassos, Seselhe, Frades, São Pedro e Vilaça.
O trilho permite entrar em contacto com a cultura local e a vivência quotidiana existente nas aldeias. Possibilita, ainda, atravessar paisagens verdejantes, extensos bosques e paisagens de campos cultivados em volta do rio Cávado.
Dentro das aldeias o piso é, em geral, calcetado. No entanto, ao longo do percurso de ligação entre aldeias, o piso é de terra batida e, na sua maioria, por caminhos antigos de pastoreio. Muitos troços dos caminhos são murados.
O Trilho do Rio situa-se, parcialmente, dentro dos limites do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) e permite uma aproximação direta ao território do parque. Dessa forma é conjugada a necessidade de proteção com o usufruto dos valores culturais e naturais.

Património natural
Este troço do vale do rio Cávado possui uma das maiores e mais bem conservadas manchas autóctones de carvalhal no nosso país, incluindo várias espécies de árvores e arbustos, como o azevinho, zangarinho, lamagueira, salgueiro e vidoeiro. Neste caminho é possível encontrar lameiros ou prados lima, normalmente localizados em redor das pequenas aldeias e com uma grande diversidade de flores silvestres. Nesta área, e associado ao carvalhal e lameiros, verifica-se uma elevada diversidade de fauna, sendo este um dos poucos locais, a nível nacional, de ocorrência de algumas espécies raras e ameaçadas. Para além dos mamíferos raros como o corço, o gato bravo, o arminho, a longos e a toupeira de água, existem também vários répteis e anfíbios, com a víbora de Seoane e a salamandra lusitânica.
De realçar o omnipresente rio Cávado, um dos mais bonitos e bem conservados rios de montanha do
Noroeste de Portugal. A este curso de água ocorrem duas espécies de invertebrados muito raros: o escravelho-veado e o mexilhão-de-água-doce.

Geologia
Este percurso é, quase na totalidade, constituído por granitos. Todavia, é importante destacar, na localidade de Seselhe, granitóides biotíticos, e, na aldeia de Frades, a ocorrência de xistos pelíticos. De similar importância, os filões básicos de Covelães e Vilaça e um grande filão de quartzo perto de Covelães.
As populações tiraram o melhor partido da geologia local, construindo as suas habitações com o granito disponível na região.

Comments

    You can or this trail