Uploaded December 9, 2016

Recorded December 2016

2.0
4.0

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O trilho realizado tem início/fim na Casa de Leonte - Portela de Leonte (862m). Desenvolve-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, ao longo de um velho trilho, percorrendo vários prados de montanha.
Partimos da antiga Casa do Guarda de Leonte estrada abaixo até à Ponte do Rio Maceira onde viramos á direita pelo trilho existente até Cabana do Rio Maceira. Fizemos uma curta pausa junto à cabana para algumas fotos e preparámo-nos para a subida que nos iria levar até Curral de Tábuas e Pé de Medela. Sempre a subir por caminho de pé posto até ficarmos de frente às Albas, viramos á direita em direção à Fonte dos Caçadores contornámos as Albas e descemos até ao Prado da Messe. Magnifico! Enchemos a alma com tanta beleza, várias fotos e como ainda era cedo continuamos caminho…agora bem mariolado até Prado do Conho passando por Curral da Pedra e Ribeira de Porto das Vacas. Chegados ao Prado do Conho fizemos a pausa para almoço, momento de partilha e de amena cavaqueira onde chegaram pessoas já nossas conhecidas que, tal como nós, gostam de sair de casa para subirem à montanha. É sempre bom encontrar alguém conhecido no meio do nada. Termina-mos o almoço com o cafezinho da Helena e lá seguimos pela Lomba de Pau, Chã da Fonte, Arco do Borrageiro, Portela da Freza, Prado Vidoal e Leonte onde terminamos trilho. Mais um trilho excelente no nosso lindo Gerês feito em boa companhia num lindo dia de inverno, solarengo, algum vento mas pouco frio para a época e um regresso a casa sem sobressaltos.

ALGUNS PONTOS DE INTERESSE DO PERCURSO:
- Fonte Prado do Conho;
- Portela da Freza;
- Panorâmica do Vale da Teixeira;
- Cabana do Curral Prado do Vidoal.

OBS.
- O trilho é belíssimo, um dos mais belos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com paisagens deslumbrantes que mais parecem terem sido desenhadas. É um daqueles trilhos que provoca enormes emoções, que prende os sentidos, que nos faz querer ansiosamente dobrar cada encosta.
- É um trilho difícil, apesar de o classificar-mos como moderado, principalmente para os menos habituados devido à sua extensão e fortes declives, para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa.
- Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha íngreme que molhada constitui um sério perigo!
- Recomendam-se cerca de 6 horas para percorrer todo o caminho e tomar contacto com os vários pontos de interesse de valor natural, culturais, geológicos e paisagísticos do local.