Time  8 hours 9 minutes

Coordinates 2352

Uploaded November 30, 2014

Recorded November 2014

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
3,900 ft
2,781 ft
0
2.1
4.2
8.4 mi

Viewed 1921 times, downloaded 98 times

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Trilho do Outono, depois de ver as fotos de nosso amigo Orion (blog Cabra do Gerês) na Mata de Albergaria, não restava outra hipotese senão a deslocação a Leonte para o festival de cores com que o nosso Gerês nos presenteia.
Sabado de manhã bem cedo lá nos encontramos na nossa porta de partida, a Portela de Leonte. Chegados lá o Deus sol ainda escondido pela montanha dava os primeiros sinais de mais um abençoado nascimento, foi esperar e uma pequena volta pelas traseiras da Casa do Guarda de leonte, onde reparamos numa pequena e abandonada cabana junto ao Prado ao lado da Casa de Leonte, daí a estar a seu lado foi um pulo, embora com mato cerrado lá chegámos. Maravilha o que me passou pela cabeça, pois á tantos anos a parar em Leonte e apenas hoje reparamos nesta cabana, mas o Prado a seu lado coberto de branco nos enfeitava a vista com suas cores outonais em seu redor em que já não sabíamos se ficávamos e esperávamos pelo sol ou subíamos montanha.
Sem destino previsto decidimos subir até Prado Mourô e registar o que a montanha nos tinha para oferecer, um simples bailado de cores divinais, um encanto. Chegados ao Mourô o contraste do verde com montanha é divinal, parecia tudo magia, tudo perfeito, aqui decidimos seguir um trilho desconhecido para nós, de frente para a Freza seguimos trilho do lado direito, suponho que seja uma parte do trilho que vem de Costa da Cantina, e lá fomos, mariolas quase seculares gastas pelo tempo muito timidamente nos indicavam caminho, sabia que para aquele lado era o Curral da Lomba do Vidoeiro, mato muito cerrado mas com aberturas de gado ter passado por lá, lá fomos seguindo mariolas, passamos acima do Curral de Raiz e seguimos em direção ao Junco, com vale da Teixeira a nosso lado esquerdo continuamos e decidimos porque não ir almoçar ao topo do Junco, teriamos uma vista preveligiada e não precisávamos de contornar montanha, e tal dito tal feito, almoço perfeito no topo do Junco com umas vistas de 360º perfeitas ; Louriça, Pé de Cabril, Pé de Medela, Borrageiro e sua antena, Vale da Teixeira, Chã da Presa, Chã do Pinheiro entre tantos outros, valeu a dura subida, depois de almoçar seguimos em direção ao Curral Lomba do Vidoeiro para mais uma delicia aos nossos olhos pois já passavam uns anos desde a ultima vez cá estados, continuámos em direção Prado Teixeira com sua cabana, e seguimos trilho até Chã da Presa passando pelo Prado Camalhão. Chegados á Presa num abrir e fechar de olhos um denso nevoeiro abateu-se e ficamos com visão reduzida a poucos metros, continuamos até Prado Vidual ou Mourô sempre com nevoeiro cerrado até que abriu um pouco e fomos brindados com um por do sol que consideramos divinal e abençoado, um espéctaculo de cor e magia que só lá estando se pode sentir o que vimos e sentimos e daí foi descer até Leonte pois a noite aparecia.

Obs. Da parte superior do Curral de Raiz o urze é muito fechado,é preciso paciencia para descobrir mariolas antigas, mas faz-se bem.
Na zona inferior do Junco pode-se contornar montanha para ser mais facil, subida é em corta mato mas vale bem o sacrificio, tem paisagens divinais,

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

View more external

Photo

Casa do Guarda de Leonte

Parque Nacional Da Peneda-Gerês
Photo

Freza

Portela Da Freza
Photo

Costa da Cantina

altura 1100 m
Photo

Junco

Parque Nacional Da Peneda-Gerês
Photo

Curral S. João do Campo

Parque Nacional Da Peneda-Gerês
Shelter

Prado e Cabana Camalhão

Abrigo-Prado Camalhão
Shelter

Prado e Cabana do teixeira

V Teixeira
Shelter

Prado e Cabana Lomba do Vidoeiro

V Teixeira
Photo

Prado Vidual ou Mourô

Abrigo-Prado Do Vidoal
Photo

Subida para Mourõ

altura 1010 m

3 comments

  • Photo of fromonteiro

    fromonteiro May 2, 2016

    I have followed this trail  View more

    A Subida ao Junco foi o mais difícil, mas se a evitar o trilho torna-se baste mais fácil.

  • Photo of Célitos  da Montanha

    Célitos da Montanha May 2, 2016

    Olá fromonteiro, é verdade mas caminhar na Montanha não é uma dificuldade mas sim um prazer. Viu a paisagem no cume do junco, puro prazer aos olhos.
    Abraço e obrigada

  • Photo of alexandrecanom

    alexandrecanom Jun 21, 2018

    I have followed this trail  View more

    Magnífica trilha, obrigado pelas suas postagens, pelo seu blog de trilhas e pela sua dedicaçao e amor ao GHerês. Encantou-me a cita do Miguel Torga no blog. Parabéns!

You can or this trail