Time  7 hours 57 minutes

Coordinates 2275

Uploaded May 1, 2017

Recorded April 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
4,246 f
2,645 f
0
2.8
5.7
11.35 mi

Viewed 449 times, downloaded 17 times

near Araujo, Galicia (España)

O dia estava bom para caminhar, apesar da ameaça de chuva, facto que não se veio a verificar. Partimos do povoado de Alvite e até à confluência das 3 corgas - Corga da Poza, Corga da Fonte do Gorgolon e Corga das Cuartas, tivemos que a espaços ladear o caminho e procurar o melhor itinerário. A descida para o moinho, no rio Mao, requer cuidado, numa encosta a sofrer os efeitos da erosão. A partir deste local, os carreiros estão acessíveis e fomos subindo até às zonas mais aplanadas. Passamos por um curral, atravessamos a corga da Barranqueira das Fechas e passamos muito perto das Cruces, lugar onde, segundo a lenda, morreu Frei Gonçalo, a caminho de Pitões. Perto do curral dá para observar o Coto da Águia e mais à frente, aparece-nos o Coto da Fonte Fria. Continuamos a meia encosta até à Fraga da Cavada, maciço granítico constituído por dois blocos separados por uma fenda. Almoçamos a olhar para o Coto das Gralleiras. Seguiu-se o curral de Iribo e um frondoso bosque, que o protege. A partir daqui, os trilhos estão muito fechados, cobertos pela urze, praticamente até à abandonada aldeia - O Salgueiro. A descida dos Penedos de Moramba até lá não é fácil e por cima do Outeiro da Candaira, não é fácil passar! Deve-se fazer um desvio, para apanhar o trilho até à aldeia.Depois do - O Salgueiro, o percurso não levanta problemas de navegação até Alvite.

- A rústica mas bela aldeia - O Salgueiro - foi abandonada pelas suas gentes, em meados do séc. XX, devido às vias de acesso. Em pleno séc. XXI, ainda não chegou lá o alcatrão. Este povoado, comercializava o carvão, e gozou de boa saúde económica. Porém, a energia eléctrica e outros materiais, que as fundições e ferreiros começaram a utilizar, deu o golpe fatal na sua débil economia, baseada na actividade agro-pastoril e no fabrico de carvão. Nessa época, no sistema Gerês - Xurés, a actividade era intensa, devido à extracção do minério e ao fabrico de carvão. Cruzavam-se na serra os contrabandistas, com os mineiros e carvoeiros, mas a parir de 1940, tudo começar a desabar. O povoado - O Salgueiro - foi recuperado recentemente, onde se investiu mais de 3 milhões de euros, mas a crise que entretanto surgiu, obrigou a parar o projecto. Além do moinho, está recuperada a " silha dos ursos" para evitar que o urso, que também andou por estes lados, não roubasse as colmeias, e depois comia o mel, afogando previamente as abelhas!

- Cartografia - folha 18 do IGE ( Pitões das Júnias) escala 1/25.000 série M 888

Distância real - 19,4 km. Tempo de marcha - 06H00

- Este trilho deve ser evitado no Inverno, porque é muito longo.
Nesta zona da raia, já apanhamos alguns nevões e tempestades de granizo, que são
difíceis de aguentar. Exige muitas horas de luz solar, para ser feito com segurança. O
lado português, também tem, nalgumas zonas, os carreiros escondidos na urze, mas
do lado galego a situação parece-me pior. Porém, nem tudo é mau. O lado galego, é
amplo, permitindo ver toda a corda da raia, desde o Coto das Gralleiras até à Nevosa.
São paisagens magníficas.
Alvite
corga da poza+c. da fonte+corga das quartas
moinho no rio Mao
curral
trav. Barranqueira das Fechas
vista para as Cruces
vista para F. Fria
travessia linha água
fraga da Cavada
curral de Iribo
bosque
penedos de MoramBa
aldeia de Salgueiro
moinho
silha dos ursos
posto de vigia

2 comments

  • Photo of PARAQ

    PARAQ May 1, 2017

    Trilho durinho mas foi um dia bem passado.

  • Photo of FranciscoJFC

    FranciscoJFC May 2, 2017

    I have followed this trail  View more

    Mais uma vez uma descrição perfeita, como é costume.

    Aproveito para agradecer o lanche, em especial aqueles troços de chouriça a saber a pato ...Espero que todos possamos repetir esta actividade por muitos e muitos anos, sempre depois de uma boa caminhada .

You can or this trail