Uploaded October 6, 2013

-3 f
2.1
4.2

near Estorãos, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho com Inicio Junto Igreja Paroquial de Bertiandos, daí seguimos em direção "A 27", passamos por baixo da propria e pelo lado esq. contornamos Rede de proteção até podermos entrar no trilho, seguimos em direção centro de interpretação ambiental de Bertiandos que ao fim de semana só funciona a partir da 14.30 horas (horario nobre) e como se encontrava encerrado seguimos trilho encosta abaixo, até torre de observação onde aproveitamos para almoçar no alto observando lagoas e algumas aves que não identificamos.
Depois do almoço seguimos em direção aos passadiços e postos de observação de Aves, onde apenas conseguimos fotos de um pato a voar perto de nós, restantes apenas visiveis com binoculos ao longe, continuamos e passamos ponte Romana a fomos parar ao mitico Cruzeiro das quatro Mãos, voltamos ao trilho e seguimos até á rua das Penas , daí á capela de santo Amaro, continuamos até Azenha onde podemos observar marcas da subida do rio Estorãos até cerca de 30 cm de altura nas casas de banho, marcas da semana anterior, apreciamos famosa Azenha, assim como Ponte sua vizinha. Passamos Alminhas e fomos refrescar garganta no café vizinho da ponte e daí ao carro um simples pulinho.
Este trilho é super fantastico porque sai da logica de montanha, embora montanha seja nossa vida, serve para descansar, pois é super fresco sempre rodeado de água super limpa e seus aromas como seus sons são unicos, otimo para quem quiser descansar embora mantendo ritmo para uma vida saudavel, nosso trekking. Boas caminhadas companheiros.

Informação de Folheto:

A maior parte da área encontra-se coberta por bosque de folhosas, onde as espécies dominantes são o carvalho-roble, o amieiro e o salgueiro-negro. Aqui é possivel encontrar diversas aves típicas de habitats florestais. As mais abundantes, facilmente audíveis ao longo de todo o percurso, são a carriça, o pisco-de-peito-ruivo, o melro-preto, a toutinegra-de-barrete-preto, o chapim-carvoeiro, o chapim-real e o tentilhão-comum. No entanto, há muitas outras espécies e que também podem ser detectadas com regularidade. É o caso da estrelinha-real, do chapim-rabilongo, da trepadeira-comum e do gaio. Devido às características do habitat (bosque muito denso), todas estas espécies são mais facilmente ouvidas que vistas e por isso é necessária alguma paciência para poder visualizar as aves.

Mais fotos em baixo em View more ou http://mountain-celitos.blogspot.pt ou Celitos da montanha

Alminhas

Rio Estorãos

Quatro Mãos

Estrada e Estrada n/pavimentada

sanitarios e marca das cheias

Estrada Cm1232

altura 20 m

• Photo of Joao_Paulo_1986

Joao_Paulo_1986 Apr 16, 2018

Adorei, percurso muito belo com paisagens de campo, bosque e pântano. Ótimo para fazer em família e com miúdos...