Uploaded September 24, 2017

Recorded September 2017

2.7
5.4

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Foi um trilho durinho, mas como quem corre por gosto..., não cansa! Subimos pelo Peito da Escada, que já começa a ficar fechado..., chegamos aos Prados Caveiros por um corta que quase ninguém usa, o prado está lindíssimo com as primeiras cores do Outono. Fomos em diagonal por um corta mato que fizemos, por sinal muito mais fácil que das outras três vezes que subi..., e fomos ter a um pequeno planalto que tem umas vistas para o Vale do rio Homem magníficas. Andamos a espreitar pelos promontórios todos que encontramos. Tiramos um azimute ao Cabeço do Cantarelo e lá fomos nós encosta acima, a meio da encosta resolvemos fazer um desvio para a esquerda para aproveitar uma saliência rochosa e para espanto nosso fomos ter mesmo á base do cabeço. Aproveitamos para repor energias e logo seguimos caminho porque ainda tínhamos muito para andar...! Pouco antes de chegarmos á borda da corga da Água da Pala, demos com um trekkeiro solitário, que tinha subido a Crista da Água da Pala sem equipamento e de sapatilhas..., disse-nos ele..., um verdadeiro desafio á morte! Diga-se que vinha num estado lastimoso, todo arranhado, com nódoas negras bem visíveis...! Depois de dois minutos de conversa lá fomos á nossa vida e ele á dele. Descemos a borda esquerda da Á. da Pala até ao ribeiro com o mesmo nome e subimos pelo lado contrário para vermos a outra borda (Este) e fomos até aonde pudemos ir para vermos toda a extensão da corga da Água da Pala. Dali viemos para trás, para cima, até quase á junção da Corga do Cagarouço, descemos mais um pouco e apanhamos um trilho que nunca tínhamos feito que vem do Curral dos Bezerros, e seguimos em direção á Messe. No início do Lombo do Burro apanhamos outro trilho que nunca tínhamos feito e fomos em diagonal em direção aos Prados Caveiros aonde apanhamos o trilho da vinda, e fomos para baixo...!
Foram 20.2 Km de distância real.