Time  9 hours 42 minutes

Coordinates 2645

Uploaded May 18, 2020

Recorded May 2020

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
4,632 ft
2,874 ft
0
3.0
6.1
12.16 mi

Viewed 118 times, downloaded 5 times

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

TRILHO DA FRAGA DE BRAZALITE COM PASSAGEM POR SÃO JOÃO DA FRAGA

A proposta consiste num trilho que saindo da aldeia de Pitões das Júnias (Montalegre) percorre caminhos de pé posto e alguma urze até ao cume de Brazalite (ou Bruzalite) passando pela Capela de S. João da Fraga, entre outras maravilhas deste Gerês mais oriental.

Sobre esta Capela não se sabe nem quando nem quem a mandou construir. O que se sabe é que foi feita em honra de São João da Fraga. Para chegar a esta capela, a mais de 1100 metros de altitude, é preciso percorrer um dos percursos mais emblemáticos de Pitões das Júnias, que tem tanto de belo como de íngreme. Todos os anos, no primeiro domingo após o dia de São João, a maior parte dos habitantes de Pitões das Júnias cumprem a tradição religiosa, cuja origem também é desconhecida, de subir ao alto da serra em romaria ao santo que protege a aldeia.

Manda a tradição que no final do percurso, com perto de hora e meia (cerca de 10 km), os habitantes comemorem junto a um carvalhal, comendo os lanches previamente, ali deixados e dançando ao som das concertinas.
in. http://www.portoenorte.pt/


DESCRIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos o trilho no parque de estacionamento do Taranhal em Pitões das Júnias, atravessamos o casario da aldeia em direção ao Caminho do Porto da Lage. Começamos a descer a calçada, com a maravilhosa paisagem à nossa frente, são visíveis os objetivos principais do dia: a Capela de S. João da Fraga e a Fraga de Brazalite (ou Bruzalite).

Logo a seguir à fonte do Caminho do Porto da Lage viramos à direita em direção ao Ribeiro das Aveleiras que atravessamos pela velha Ponte das Aveleiras (ou Abelaira). O trilho segue pelo caminho de pé posto até ao “Castelo” onde uma Cruz colocada na rocha, assinala a localização da aldeia de Juriz... é outro dos locais mágicos destas terras de Pitões. É necessário fazer um pequeno desvio do trilho para subir à rocha com a Cruz, mas vale a pena pelas panorâmicas do local.


Cruz do "Castelo" da aldeia de Juriz

Depois de “escalar” o pequeno conjunto de rochas e de várias fotos, regressamos ao trilho que passa pela velha aldeia de Sancti Vincencii de Juriz, referida já nas Inquirições Afonsinas. O denso carvalhal camufla e protege os toscos vestígios do povoado, onde parece ouvir-se nas sombras as especulações sobre o seu abandono no século XV, talvez devido à peste, talvez devido a uma praga de formigas…

O trilho segue o caminho da romaria, atravessa os frondosos carvalhais do Teixo e do Beredo, onde encontramos um parque de merendas. No dia da romaria, manda a tradição que, no final, os habitantes comemorem nestes carvalhais, comendo os lanches ali deixados e dançando ao som das concertinas.

O percurso de Pitões até à Capela de São João da Fraga já é por si só um bonito passeio. Nós continuamos pelos frondosos carvalhais atravessamos o Ribeiro dos Fornos pelas poldras e pouco depois o Ribeiro da Tulha. Agora começávamos progressivamente a subir já com o nosso primeiro objetivo do dia bem à nossa frente, a Capela de São João da Fraga. Mas ainda fizemos um pequeno desvio do trilho para visitar o Fojo do Lobo de Pitões.

Já de regresso ao Caminho de São João da Fraga começamos a derradeira subida. Subir à Capela de São João da Fraga, no alto daquela imponente fraga, a 1163 metros de altitude, é sempre uma sensação inesquecível pelas vistas magníficas de 360º sobre vários picos e encostas do Gerês.


Panorâmica desde São João da Fraga

Chegamos ao cimo! A pequena capela branca ergue-se no seu cume. Ficamos por algum tempo a contemplar as magnificas vistas e depois de algumas fotos começamos a descida. Percorridos 200 metros viramos à esquerda até encontrar um bonito bosque de carvalhos. Aqui rodamos totalmente a Norte em direção à Cabana de Vergaças onde aproveitamos o Ribeiro para abastecer de água.

O trilho volta a subir, há que vencer um desnível de 400 metros entre a travessia do Ribeiro da Tulha e o Cume de Brazalite (altitude 1409m). Paulatinamente lá fomos progredindo por caminho de pé posto entre alguma urze e pequenas rochas, acompanhando o Ribeiro da Tulha em direção à sua nascente, até alcançar a base da Fraga de Brazalite (ou Bruzalite). Contornamos a base e encontramos o melhor sitio para a subir, uma subida relativamente fácil. Lá em cima, magnificas panorâmicas de 360º, valeu pela paisagem de pura beleza. Algumas fotos e voltamos à base da Fraga de Brazalite, bela e fotogénica rocha…


Panorâmica da Fraga de Brazalite

Resta-nos regressar a Pitões. À medida que descemos começam a aparecer novamente as zonas arborizadas com magníficos carvalhos e várias linhas de água. Atravessamos o Ribeiro dos Fornos pela velha Ponte dos Vidoeiros, continuamos por caminho de pé posto até encontrar o estradão florestal, junto ao Ribeiro das Aveleiras, o qual seguimos ao longo de um frondoso bosque de carvalhos. Intersetamos a estrada por alguns metros, junto à fonte seguimos pela direita por novo estradão florestal ao longo de outro bosque de carvalhos que nos leva até à Rua do Outeiro em Pitões. Atravessamos todo o velho casario de Pitões em direção ao Parque de Estacionamento do Taranhal local de termino deste magnifico trilho pelo nosso querido Gerês Oriental.



Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

PARQUE ESTACIONAMENTO PITÕES DAS JÚNIAS

Waypoint

FONTE

Waypoint

CRUZEIRO

Waypoint

PONTE DA ABELAIRA

Waypoint

CASTELO

Waypoint

ALDEIA VELHA (JURIZ)

Waypoint

PARQUE MERENDAS

Waypoint

POLDRAS RIBº DOS FORNOS

Waypoint

RIBEIRO DA TULHA

Waypoint

FOJO DO LOBO DE PITÕES

Waypoint

CAPELA SÃO JOÃO DA FRAGA

Waypoint

BOSQUE CARVALHOS

Waypoint

LINHA DE ÁGUA

Waypoint

LINHA DE ÁGUA

Waypoint

CABANA DE VERGAÇAS

Waypoint

RIBEIRO DA TULHA

Waypoint

FRAGA DE BRAZALITE

Waypoint

LINHA DE ÁGUA

Waypoint

PONTE DE VIDOEIROS

Waypoint

RIBEIRO DAS AVELEIRAS

Waypoint

FONTE

2 comments

  • Photo of João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) May 19, 2020

    I have followed this trail  View more

    Um magnífico dia em excelente companhia. E o PNPG continua belíssimo!!! Abraço

  • Photo of Caminhantes

    Caminhantes May 19, 2020

    Olá João!
    Este trilho é de uma beleza extrema pelas magnificas panorâmicas e frondosos bosques de carvalhos.
    Obrigado pela vossa companhia e avaliação da trilha.
    Grande abraço.

You can or this trail