Uploaded June 11, 2017

Recorded June 2017

2.0
4.0

near Ermida, Braga (Portugal)

Desta vez tentamos ir em direção á Roca Negra, passando pela Chã de Pinheiro, mas fazermos todas as cumeadas que pudéssemos, e a volta fazê-la por um trilho novo para nós, mas que já tínhamos ouvido falar "dele". Metemos as "botas" a caminho, e um pouco antes da cumeada que dá acesso ao vale da Teixeira, viramos á direita e começamos a nossa subida. Passamos pelo VG da zona, fizemos a corga do Azevinheiro, e derivamos á esquerda para fazermos as cumeadas todas até á Chã de Pinheiro, e assim foi...! Chegados á C. de Pinheiro encontramos 3 caminheiros a descansar, dois alemães e um turco, com quem conversamos um pouco e depois continuamos. Mal passamos a Chão de Pinheiro derivamos á esquerda outra vez e continuamos a fazer as cumeadas todas até perto da Roca Negra, aonde fomos forçados a virar á direita por falta de passagem, e apanharmos o velho caminho que nos levou directamente ao sopé da Roca Negra. Subimo-la e apreciamos as vistas, que são magníficas daquele lugar! Descemos e contornamos sempre pela esquerda junto ao sopé da Roca Negra, e apontamos direto á cabana do Cando, aonde descansamos um pouco, enquanto alguém do grupo procurava "caches", e encontrou...! Dali foi seguir o trilho já bem conhecido até ao cruzamento de trilhos 1,4 km á frente, aonde viramos á direita e cruzamos o trilho da subida quase num ângulo de 90º. A partir daqui foi entrar no desconhecido, para fazermos a descida até ao Vale da Teixeira. Na última viragem, o Rocas e o Paraquedista, foram confirmar o que eu suspeitava que existisse, um trilho..., eles seguiram em frente fazendo a meia encosta da corga até ao V. da Teixeira, enquanto eu e o Truka seguimos o trilho mais usado contornando pela direita toda a descida junto á linha de água e no fundo, viramos á esquerda e seguimos directos ao trilho do V.da Teixeira, aonde depois da cabana da Teixeira encontramos os dois aventureiros á nossa espera...! Tinham conseguido fazer a passagem...! Dali foi seguir o trilho normal até ao Arado...!
Foram 14,7 km de distância real.
Encontramos imensa gente na montanha, e mais de 90% dela não ia "normalmente" preparada para fazer aquela zona de montanha..., nem pensar...! Depois acontecem os acidentes...!

• Photo of TRUKA

TRUKA Jun 12, 2017

Foi dos trilhos mais cansativos que já fiz, mas uma maravilha. São zonas pouco conhecidas. Então no topo da Roca Negra é outra coisa ! Parabéns.