Download

Distance

34.05 mi

Elevation gain

3,537 ft

Technical difficulty

Easy

Elevation loss

8,442 ft

Max elevation

5,092 ft

Trailrank

56

Min elevation

5 ft

Trail type

One Way

Time

2 days 5 hours 52 minutes

Coordinates

4497

Uploaded

June 7, 2021

Recorded

May 2021
Be the first to clap
Share
-
-
5,092 ft
5 ft
34.05 mi

Viewed 39 times, downloaded 3 times

near São José do Barreiro, São Paulo (Brazil)

A portaria do Parque Nacional é o ponto de partida para os próximos três dias e duas noites que vem pela frente e que seguem até a costa litorânea de Angra dos Reis. Uma travessia que cruza a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Nessa travessia não é necessário armazenar e carregar água, já que do início ao fim e por incontáveis vezes, rios e riachos cruzam a trilha com águas cristalinas prontas para serem bebidas.
Durante o trajeto existem algumas propriedades rurais que oferecem dormitórios ou área para acampar, porém também é possível acampar selvagem, assim como nós fizemos.
Com exceção para alguns curtos trechos de subidas, a travessia tem como característica topográfica um declive continuo e nada extremo. Relativamente, tal característica faz com que seja possível caminhar longas distâncias em pouco tempo, mesmo com mochilas cargueiras. As cachoeiras são as grandes atrações da travessia, e para chegar até elas, eu indico esconder a mochila cargueira antes de entrar nas trilhas que levam até as quedas. Digo isso, pois nesses desvios para as cachoeiras o retorno para a trilha principal é sempre muito íngreme e cansativo, mesmo ambos sendo de curta extensão.

O primeiro dia pode ser resumido em caminhar por trilhas bem abertas, praticamente uma estrada de terra. Lindos bosques com trechos de ruinas e duas cachoeiras (Santo Isidro 50m e Posses 40m) ambas maravilhosas. Aproveite para coletar pinhões que ficam aos montes no chão após caírem das araucárias no outono. Esses pinhões feitos na brasa ou mesmo cozidos, incrementarão sua janta no ambiente de montanhas.
Finalizamos nosso primeiro dia acampando selvagem em uma linda área com um riacho, situada um pouco adiante da propriedade Barreirinha.

No segundo dia, aproximadamente após uma hora de caminhando, passamos pela propriedade da Palmira. Um sitio isolado dentro de um vale maravilhoso, que também oferece dormitórios ou somente café da manhã para aqueles que estão de passagem como nós estávamos.
Café tomado e a caminhada segue por mais oito quilómetros até a Cachoeira do Veado, talvez a maior atração de toda a travessia. Trata-se de uma cachoeira muito imponente, de três quedas sequenciais que totalizam 200 metros de altura. Para aqueles que observam da base, a queda do meio é impossível de ser vista, sendo necessário subir por uma trilha à direita que leva até a base da queda mais alta, que sozinha possui 120 metros.
Dando continuidade à travessia, esse é um momento para decidir acampar na base da Cachoeira do Veado ou seguir em caminhada. Caso optem por seguir caminhando, como nós fizemos, saibam que no restante do dia não há mais locais para acampar. A partir da Cachoeira, tem início um longo trecho de muitas horas caminhando em mata fechada por trilha estreita sobre pedras. Tivemos que caminhar aproximadamente uma hora e meia de noite com as lanternas ligadas na escuridão da floresta, até que exaustivamente chegamos à Ponte de Ferro onde acampamos.

No terceiro dia, caminha-se por estrada de terra no conhecido Sertão de Mambucaba, um lugar muito charmoso repleto de paisagens rurais. Aos poucos o sertão da espaço para o bairro urbano Parque Mambucaba, que segue até o fim da travessia, mais precisamente na rodovia à beira mar (Rio - Santos).
Camping

Acampamento Selvagem (pernoite 1)

Camping

Acampamento selvagem (pernoite 2) - Ponte de Ferro

Waypoint

Atalho à esquerda

Waterfall

Cachoeira das Posses

Waypoint

Cachoeira das Posses à esquerda

Waterfall

Cachoeira do Veado

Intersection

Cachoeira do Veado à direita e continuação da trilha à esquerda

Waterfall

Cachoeira Santo Isidro

Waypoint

Cachoeira Santo Isidro à esquerda

Provisioning

Café da Manhã na Pousada e Camping Palmira

Waypoint

Fim da Travessia - Rod. Rio Santos (litoral)

Waypoint

Início da trilha em mata fechada sobre rochas (não há mais local p/ acampar nas próximas 5 horas)

Camping

Local p/ acampar.

Camping

Pernoite 1 à esquerda (acampamento selvagem)

Waypoint

Ponte Pênsil.

Waypoint

Ponte.

Waypoint

Portaria Pq. Nac. Serra da Bocaina

Waypoint

Pousada Camping Barreirinha

Pousada Camping Barreirinha Terra Travessia Do Parque Nacional Da Serra Da Bocaina - Trilha Do Ouro São José Do Barreiro, Sp, BRA
Intersection

Seguir à direita após a ponte

Waypoint

Seguir à esquerda pela ponte.

Waypoint

Sítio serve café da manhã

Comments

    You can or this trail