Time  3 hours 55 minutes

Coordinates 432

Uploaded November 2, 2016

Recorded November 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
243 f
-43 f
0
0.7
1.4
2.89 mi

Viewed 6080 times, downloaded 135 times

near Pantano do Sul, Santa Catarina (Brazil)

Pantano do Sul - Florianópolis.
Caverna do Pântano do Sul . (Toca da Nega)
Um lugar que poucas pessoas conhecem em Floripa, o Costão do Pântano do sul, com suas grutas e cachoeiras!
Fica no costão esquerdo entre o Pântano do Sul e a Lagoinha do Leste, em uma das paisagens mais exuberantes da Ilha. Para chegar até ela, leva-se cerca de uma hora. A trilha é fechada em certos momentos, com pedras escorregadias tendo passagem por alguns paredões. Portanto, não é aconselhável visitá-la sem um guia.
É uma das maiores, com oito metros de altura e 10 metros de profundidade.
Uma trilha de beleza inigualável com uma enorme e linda caverna uma das maiores da ilha com aproximadamente com dez metros de altura e 30 metros de profundidade.
Sua entrada é gigantesca e vai se afunilando, até um pequeno túnel onde só se esgueirando para entrar.
A trilha segue pelo meio da mata por uns 15 min, depois vai costeado o mar até a caverna. Passa-se por uma praia de Pedras, com uma cachoeira lindíssima. A cachoeira é de pequeno porte, mas pode ir subindo por ela encontrando outros pequenos poções para se refrescar e ter uma vista privilegiada ali do alto. Retornado a trilha segue-se a trilha novamente atentando-se a entrada para o costão que dá acesso a caverna, neste acesso tem um descida por degraus de rocha para chegar na caverna do Pântano. O retorno é pelo mesmo local de vinda.
A trilha tem passagem por duas paredes de rocha, com leve escalaminhadas e degraus de rochas, trabalha um pouco o psicológico, mas com atenção e calma torna-se mais fácil de transpor. Atenção a orientação nos pontos de acesso a trilha da Caverna.
Tenha muito atenção com a maré não somente para o acesso mas principalmente o retorno que pode se tonar muito dificultoso e bem perigoso necessitando até resgate.

Percurso realizado Johnny e Day.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.
Preservemos a beleza natural do mundo.
Praia do Pântano
Paredão
Vista
Cachoeira praia pedras
Queda água
Vista
Córrego + pedra suspensa
Vista
Caverna do Pântano
Vista
Portão

6 comments

  • Photo of Bruxo da Ilha

    Bruxo da Ilha Feb 13, 2017

    Obrigado pelas informações Jonny! Quero conhecer esta trilha, pois ainda não conheço! você acha uma trilha relativamente segura pra quem já é experiente?

  • Photo of Johnny S

    Johnny S Feb 13, 2017

    Bem tranquila para quem já está acostumado a realizar trilhas. Mantenha-se sempre atento em qualquer trilha e ficar bem atento a parte rochosa do costão e com a questão de possíveis subidas de maré.
    Boa trilha Amigo.

  • Photo of julioettore

    julioettore Dec 11, 2017

    I have followed this trail  View more

    Muito importante pesquisar não só a tábua de marés, mas também a condição do vento - que pode levantar a maré observada em relação à astronômica. Isto é determinante pra um ponto específico desta trilha, nas rochas. Se não, impossível passar.

  • Photo of Johnny S

    Johnny S Dec 12, 2017

    Sim. Muito importante cuidar com a maré não somente o acesso mas principalmente o retorno pode se tonar muito dificultoso e bem perigoso.

  • Photo of Johnny S

    Johnny S Dec 12, 2017

    Julioettore muito obrigado pela Importantíssima dica, até acrescentei no descritivo da trilha por ser uma informação primordial.
    Obrigado novamente e ótimas trilhas.
    Abraços.

  • Rat_1969 Jan 19, 2019

    Sem querer levantar polêmica.
    Me questiono senhores se é um tipo de trilha que deveria estar sendo compartilhado abertamente. Nestes costões, salvo engano meu, teve um acidente fatal há pouco tempo. A gente entende a dificuldade, conhece os riscos. E os outros milhões de usuários que apenas se jogam no piloto automático??
    Pensem, pensem..

You can or this trail