Uploaded April 16, 2017

Recorded April 2017

1.5
3.1

near Vargem Grande, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha que dá acesso ao 4º trecho não tem sinalização alguma e passa por um bananal onde é fácil errar o caminho.

Além disso, na seção da transcarioca propriamente dita, há trechos em que a trilha literalmente some tomada pelo capinzal. Só dá para se orientar por umas estacas zebradas que aparecem de vez em quando.

Apesar da dificuldade da orientação em alguns pontos, ela não exige muito esforço físico.

Tree

Mooring point

Casebre

Intersection

Entrar no matagal a esquerda

Summit

Alto da Capelinha

Pedra

Direita

Estrada de terra (esquerda)

Vista para Campo Grande

Vista
River

Rio

Trifurcacao (direita)

• Photo of Carlos Alberto Vieira

Carlos Alberto Vieira Oct 30, 2017

Boa tarde, amigo! O trecho 4 já está todo normalizado e com a devida sinalização. Faço parte do grupo AZO, que adotou o trecho. Temos trabalhado bastante para manter a sinalização em dia. No última dia 28 fizemos uma caminhada de ponta a ponta e observamos algumas marcas de vandalismo. Infelizmente teremos que conviver com isso! Quero agradecer o seu relato e dizer que pelo menos uma vez por mês estaremos empenhados em fazer uma vistoria na trilha.
    Agora, em novembro, está marcado um grande mutirão onde os adotantes e voluntários farão um "pente fino" na Transcarioca para atualizar todas as sinalizações. Um grande abraço...

• Photo of dsilva.rocha

dsilva.rocha Oct 31, 2017

Olá, amigo!
    Realmente, tenho acompanhado por estes grupos no Facebook, que muitas melhorias foram feitas na sinalização destes trechos da Pedra Branca. Parabéns pelo trabalho permanente de vocês! Infelizmente, constatei atos de vandalismo em todos os outros trechos localizados no Parque.

Participei de um mutirão que teve ano passado, antes da inauguração da Transcarioca. Trabalhei no trecho do 11.
    Mas não sei se vou participar do próximo, pois estou um pouco desanimado deste circuito. Como você deve saber, muitos trechos apresentam sérios problemas de segurança, e na minha opinião não adianta muito manter uma trilha em ótimas condições de orientação e trânsito, se não podemos curti-la com segurança. Mas espero que este quadro um dia seja revertido.