Uploaded October 19, 2015

2.6
5.3

Viewed 1996 times, downloaded 22 times

near Vicente de Carvalho, São Paulo (Brazil)

O plano Inicial era em três dias subir a serra do Caetê o vale do Jurubatuba e sair no vale do Quilombo, engano nosso, não contávamos com o terreno punk do afluente do Jurubatuba que nos esperava combinado com a mudança brusca de tempo...Entramos na trilha da cachoeira do Caetê com sangue nos olhos as 5:27 da manhã afim de varar a serra de 860 metros de altitude o mais rápido possível, até ai tudo bem pois já fizemos uma travessia por esse mesmo caminho para descer pelo Vale do Jaguareguava, as 11:30 da manhã já conseguimos vence-la, lá em cima tivemos o luxo de parar para almoçar e cozinhar alguma coisa pois ate ai estava tudo dentro dos planos.Começamos a descer sentido Jurubatuba pelo um pequeno filete d'água onde a todo momento o volume crescia alimentado por outros pequenos afluentes, nos encontrávamos em uma grande Bacia Hidrográfica onde o grau de desnível as vezes se tornava aterrorizante, com vários penhascos e pirambeiras, hora pela cachoeira hora pela mata afim de vencer as grandes quedas fomos descendo, por volta das 16:40 com mais de 11 horas sofridas resolvemos montar acampamento em frente um conjunto de quedas ainda nesse afluente.As 3 horas da manhã acordo com o barulho a chuva forte.
Acordamos praticamente ensopados as 5 horas da manhã com o dia ja clareando, onde decidimos abortar a missão para o Quilombo e descer pelo Jurubatuba, de baixo de chuva comemos algo e retomamos a empreitada, agora com o grau de dificuldade muito mais elevado por conta da chuva que não cessou desde a hora que começou.
Chegamos com muito esforço na junção do afluente que estávamos com o Rio Jurubatuba as 10:30 da manhã e não acreditei quando o Wellington avistou ou uma antiga barragem desativada naquele ponto do rio, pois a barragem de captação ativa existente fica a 4 horas de distancia e onde estávamos, resolvemos explora-la e encontramos uma casa abandonada rodeada com pés de limão que mais pareciam tangerinas onde as pichações eram dos anos de 1985 e 1987, procuramos uma possível picada de acesso a aquele lugar afim de eliminar o desnível do rio com segurança, ledo engano, com tanto tempo que ninguém passava por ali não havia nada como referência por onde possamos seguir, continuamos com a mesma tática de sempre, descendo pela cachoeira com pedras hiper escorregadias por conta da chuva e nas quedas grandes serpenteando pela mata(definitivamente, naquela região do Afluente e Jurubatuba pra mim foi o rio mais difícil de descer, pois não existe trilha e requer grande cautela nos desfiladeiros).Chegamos na barragem as 15:10 por onde caminhamos pela interminável estrada de manutenção da Sabesp, por uma hora e meia até a Rodovia onde pegamos o ônibus as 17:00.Mesmo não atingindo o objetivo inicial fiquei feliz de fazer esse trajeto e conhecer melhor aquela região.
Trilha desenhada a Mão,apenas como referência, distancia bem maior.

Cachoeira do Caetê

Rio Jurubatuba

Desci por aqui em 2001

Barragem Ativa

Incio da estrada de manutenção da sabesp

Ponte Jurubatuba Mirim

Cuidado com o Guarda

Remanso do Jurubatuba

Ponto de Ônibus-Fim

• Marcelo Augusto de Oliveira Apr 29, 2018

A trilha me parece ser boa,principalmente pelas lindas cachoeiras que Tem,Mas um ponto negativo foi a fogueira feita perto de área de matagal e a foto com animal silvestre na mão são mais exemplos que os predadores seguem e acham normal,temos que evitar fotos desse tipo,se amamos a natureza temos que preservá-la pra que nossos filhos conheçam um pouco do que vivemos !!!!!

• Photo of Leandro Paschoalin

Leandro Paschoalin Jan 6, 2019

Cara vc nem me conhece, percorra meus passos e as ações voluntárias que faço antes de falar bobagem.
    Meu Bisavô, avô, pai andaram nessa serra e dela tiraram o alimento para a sobrevivência...Sou eng florestal e seu muito bem do meu dever dentro da serra do mar.

• Photo of Rodrigo AGC

Rodrigo AGC Jan 18, 2019

Fala Leandro, e o projeto original conseguiu realizar? Me interessa muito fazer o contrario, entrar pelo quilombo e sair pelo Jurubatuba.

• Photo of romagabriel

romagabriel May 31, 2019

Caracas, parabens pela empreita rapaziada! Estamos iniciando um grupo com trilhas mais moderadas até criarmos experiências, até que consigamos fazer umas assim! Tá salvo aqui! Abraços!!!!

• Photo of Nico Olaciregui

Nico Olaciregui Aug 14, 2019

Oi Leandro, o track carregado esta certo, da pra utilizar?