-
-
6,696 f
2,552 f
0
11
22
43.04 mi

Viewed 369 times, downloaded 25 times

near Santo Antônio do Itambé, Minas Gerais (Brazil)

(Descrição resumida)

OBS: O WIKILOC NÃO INSERIU O WAYPOINT NO TOPO DO MORRO DOIS IRMÃOS, MAS NA BIFURCAÇÃO INFORMA O CAMINHO PELA DIREITA ATÉ O CUME.


Travessia (PE Pico do Itambé x PE do Rio preto) via Morro dois irmãos - 73km

Dia 0: Saímos de Belo Horizonte por volta de 00:30 com chegada na portaria do Itambé (municípios de Serro e Santo Antônio do Itambé) ás 7hs, chegamos tarde, fizemos rápido o check in e iniciamos a caminhada.

Dia 1: Logo na portaria ajeitamos as mochilas e seguimos direção ao Seu Santos, nosso acampamento do primeiro dia. Partindo da portaria haverá poucos pontos de água até o topo do Pico do Itambé, aproveitem cada ponto de água que passarem pelo caminho, a subida com Sol é bem desgastante. Todo trajeto é bem sinalizado e a trilha bastante consolidada, trajeto de fácil orientação porém seu aclive é um pouco exigente.

Chegando ao topo do Itambé o visual é incrível, podendo avistar grande parte da travessia, nem sempre os agentes parques mantem água em abundância na casa, mas logo após a descida do Pico haverá água fácil. Durante a descida toda trilha será sobre rocha, inclusive passando em dois seguimentos de buracos.

Ao terminar a descida, segue por algumas pates de estradas de terra até entrar novamente em trilha, aproximadamente 10km para chegar no Seu Santos. Primeiro dia sendo o mais pesado por passar pelo Itambé, abaixo do Seu Santos haverá um riacho com pequenas formações de poços e cachoeirinhas para refrescar, chegamos ás 17hs.


Dia 2: Saímos ás 7hs direção ao Camping do Mozart, percurso bastante longo, média de 32km passando no topo do Morro dois irmãos, todo trajeto é relativamente fácil, nada técnico, haverá pontos que a trilha se perde a vegetação, inclusive na subida do Morro dois irmãos, a trilha em zig-zap para o topo desaparece por completo, mas seguindo o Track consegue com facilidade encontrar-la e andar por partes mais fáceis.

Durante o segundo dia passamos por riachos e alguns pontos de água, equivalente para hidratar bem e levar até o próximo ponto d'água. Desviamos para direita logo após a Escola do bairro Covão, não seguimos a trilha principal, pegamos a direita da porteira com mata burro. A subida do Morro dois irmão é bem complicada, caso o grupo seja misto melhor não fazer esse ataque. Andando bem chegamos no Mozart por volta das 17hs.


Dia 3: Percurso um pouco mais curto, porém com trilha de areia que dificulta muito o rendimento, chegando na Cachoeira do Criolo até o fim da travessia haverá muitos seguimentos de pedras para transpor.

Mesmo sendo o dia mais leve, o trajeto contém trechos de pedras, cascalho, rochas e areias. Chegando na Cachoeira do Criolo paramos para refrescar e tirar algumas fotos, descemos para a Cachoeira da Sempre Viva e seguimos para a Forquilha, subimos passando no Poço de Areia direção ao Restaurante onde finalizamos a travessia.

Essa é uma travessia moderado para alguns e difícil para outros, mas todo o percurso compensa qualquer esforço.
Existem porteiras pelo caminho, mantenha-as fechadas, levem todo lixo de volta, aproveite todo o visual e seja côrtes com os caminhantes.


O track ficou bem limpo e fácil de navegar.

# VÍDEOS DESTA TRIP-------------------------------------------------------------------------------
(Vídeo) Travessia (PE Pico do Itambé x PE do Rio Preto) # Parte 1
Link: https://youtu.be/FVzRfpmPa4k
.
(Vídeo) Travessia (PE Pico do Itambé x PE do Rio Preto) # Parte 2
Link: https://youtu.be/RgobJb-Ehjl
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# Trilhando! (Trekking e Natureza)

- Facebook: www.facebook.com/groups/trilhandotrekking/
- Homepage: www.facebook.com/trilhando.trekking/
- Twitter: twitter.com/TrilhandoT
- Instagram: www.instagram.com/trilhando_trekking/

--

Comments

    You can or this trail