• Photo of Travessia noturna Santa Luzia x Serra da Piedade

Uploaded September 21, 2017

Recorded September 2017

5.7

near Penedia, Minas Gerais (Brazil)

Como todo bom belorizontino atravessa Belo Horizonte até Nova Lima, passando pelo Pico de Belo Horizonte ponto mais alto de BH. Todo bom luziense também faz a travessia noturna, realizada especialmente na virada do dia 06/09 para o dia 07/09, de Santa Luzia x Serra da Piedade. Travessia essa passada de gerações a quase duzentos anos.

Travessia histórica e religiosa, conta com a distância média de 36 quilômetros, variando do ponto de saída.

Os 12 primeiros quilômetros são feitos pela estrada do Bananal. Estrada totalmente de terra, que nessa época do ano fica totalmente escorregadia com a poeira e a terra não batida.

Após o término da estrada do Bananal, o trajeto fica extremamente perigoso, pois o resto da caminha é realizada na Br381, que tem o fluxo alto de caminhões. Os 6 próximos quilômetros são tranquilos, com descidas. Mas depois desses 6 quilômetros, serão mais 12 quilômetros de subida intensa até a portaria do Santuário da Serra da Piedade.

Por final a subida da serra, depois dos exaustivos 32 quilômetros. Temos duas opções para essa última subida. Primeira opção é de 5 quilômetros em zig-zag pela estrada até o santuário. Segunda opção, será subir uma trilha totalmente inclinada, mas em linha reta. O santuário da Serra da Piedade oferece transporte para os que tiverem dificuldade em realizar esse último trecho.

Almejei essa travessia por algum tempo, por ouvir e ler relatos da mesma. Na última semana antes do feriado de 7 de setembro, eu consegui contato de um dos vários organizadores (cada organizador tem seu formato de executar essa travessia, mas a partir da estrada do Bananal, próximo a caixa d'água da Copasa, o trajeto é o mesmo para todos). Até pouco tempo atrás, essa travessia era realizada apenas por homens. Mas há algum tempo várias mulheres a realizam também. Nesse trajeto, saímos da casa do organizador que seguimos. Creio que o ideia mais interessante seria sair da Matriz de Santa Luzia, ligando assim as duas matrizes. Entre outros detalhes que me decepcionaram, acho válido essa travessia desde que com o organizador certo, onde travessia poderá ganhar uma magnetude maior de fé e história.
Time: 7 de set de 2017 7:06:26 AM Speed: --- km/h Elevation: 1304 m Time from start: 00:0-50:0-58 Distance from start: 5,81 km
Time: 7 de set de 2017 4:48:44 AM Speed: --- km/h Elevation: 1052 m Time from start: 0-3:0-8:0-40 Distance from start: 11,62 km
Time: 7 de set de 2017 3:13:26 AM Speed: --- km/h Elevation: 863 m Time from start: 0-4:0-43:0-58 Distance from start: 17,51 km
Time: 7 de set de 2017 1:22:04 AM Speed: --- km/h Elevation: 934 m Time from start: 0-6:0-35:0-20 Distance from start: 24,51 km
Time: 7 de set de 2017 1:19:32 AM Speed: --- km/h Elevation: 932 m Time from start: 0-6:0-37:0-52 Distance from start: 24,71 km
Time: 6 de set de 2017 11:26:43 PM Speed: --- km/h Elevation: 793 m Time from start: 0-8:0-30:0-41 Distance from start: 33,59 km